Fim da linha nos Estados Unidos

Volvo S60 se despede no final de junho

A produção do Volvo S60 será encerrada nos Estados Unidos por conta da baixa procura dos consumidores pelo sedã

Volvo S60 se despede no final de junho

Os utilitários esportivos engoliram tanto os sedãs quanto as peruas, o que já não é mais novidade para ninguém. A nova vítima da onda dos SUVs e da atual preferência dos consumidores é o Volvo S60.

O fabricante sueco deixará de produzir o sedã na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e consequentemente, ele não será mais comercializado na América. Um dos motivos para o fim da vida do Volvo S60, marcado para o final deste mês, foi a baixa demanda dos consumidores.

Por lá, o Volvo S60 chegou em 2000 para suceder o modelo S70 e à época era construído sobre a arquitetura P2 da Volvo, compartilhada com o S80, o V70 e o XC90, por exemplo. Um rival de renome para Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3.

A segunda geração apareceu em 2010, debutando como modelo 2011 nos Estados Unidos, enquanto a terceira chegou em 2019, sendo construído sobre a recém-projetada plataforma Scalable Product Architecture (SPA).

Apesar de todos os predicados, como dirigibilidade e a segurança mandatória nos veículos da Volvo, o S60 dirá adeus, segundo informações do site autoevolution.com. Em 2023, foram comercializadas apenas 1.406 unidades no mercado local, um número abaixo das 5.277 unidades vendidas em 2022.

Fim da linha para o Volvo S60

Com o fim da produção do Volvo S60, a fábrica na Carolina do Norte será reestruturada para receber a linha de montagem do EX90. Além disso, o modelo S90 será o único sedã da Volvo à venda nos Estados Unidos.

Apesar do término da produção do Volvo S60 nos Estados Unidos, o sedã continuará a ser fabricado na planta da Volvo em Chengdu, na China, porém não será mais importado para o mercado norte-americano.

O que você achou da decisão da Volvo? Escreva nos comentários!