A Volvo está passando por um processo de reestruturação dos nomes dos seus modelos com o objetivo de posicionar melhor sua linha de veículos. Com isso, o C40 sairá de cena em 2025 para voltar apenas ano que vem e rebatizado de EC40. O sobrenome Recharge também está sendo abolido de vários modelos que contam com o prefixo EX.
Nos EUA, a Volva conta com dois novos modelos em 2025, além do XC90 atualizado e outros veículos que foram renomeados. Para reduzir a confusão entre híbridos e elétricos, a Volvo não irá mais Recharge em todos seus carros híbridos plug-in. Eles vão manter apenas o T8 como sobrenome.
O Volvo XC40 Recharge, por exemplo, que é um híbrido plug-in, passará a se chamar apenas EX40. Inclusive, ele ganhará capacidade de carregamento rápido DC de 205 kW e uma bateria maior de 82 kWh na versão Twin Motor. Já o nome XC40 não será descartado, ele passará a ser usado em variantes híbridas leves.
Embora a Volvo tenha optado por essa mudança para simplificar o entendimento da linha por seus clientes, talvez o começo seja bem confuso. Assim, como o C40 Recharge passar a se chamar EC40. A Volvo não explicou a linha de raciocínio por trás da mudança. Só o tempo irá dizer se foi assertiva ou não. Nos EUA, o C40 vendeu 1.420 unidades em 2024. No Brasil, foram 773.
Novidades da Volvo para 2025
O Volvo EX30 é uma das novidades para a América. Ele chega ao mercado americano por US$ 44.900. Ele conta com bateria de 69 kWh, sistema de tração nas quatro rodas com motor duplo que entrega 422 cv e 55,2 kgfm de torque. Para ir de 0 a 100 km/h, o XC30 precisa de apenas 3,4 segundos. Sua autonomia pode chegar a 407 km, no ciclo EPA.
O EX90 também é uma das grandes (literalmente) novidades para 2025 nos EUA. Com preço a partir de US$ 79.995, ele conta com bateria de 111 kWh, sistema de tração nas quatro rodas, motor duplo de 402 cv e 78,4 kgfm de torque. São necessários 5,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h. A autonomia pode chegar a 499 km.
Para fechar o combo de novidades, temos facelift do XC90. Dentre as principais mudanças estão a dianteira redesenhada, faróis Thor’s Hammer modernizados, novo sistema de infoentretenimento, acabamento mais refinado e melhorias NVH. A versão de entrada conta com 247 cv, 36,7 kgfm de torque e tração nas quatro rodas. Ele vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. O preço começa em US$ 58.450.
O que você achou das novidades da Volvo para 2025? Conte para nós nos comentários.