.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Certidão atualizada!

Volvo XC40 e C40 saem de linha e são substituídos por SUVs (quase) idênticos

A Volvo renomeou os modelos C40 e XC40 vendidos no Brasil e atualizou as baterias para oferecer maior autonomia livre de emissões

Volvo EX40 de dianteira andando na estrada
Volvo EX40 [Foto: Divulgação]

A Volvo anunciou a atualização das nomenclaturas dos modelos elétricos disponíveis no Brasil, mantendo os preços inalterados. A mudança, que padroniza os nomes seguindo a linha global da marca, não impactará o bolso dos consumidores.

Agora, os elétricos C40 e o XC40 passam a se chamar EC40 e EX40, alinhando-se à nomenclatura de outros modelos eco-friendly do fabricante, como o EX30 e o EX90, que em breve chegará ao nosso mercado.

Além do novo nome, os dois SUVs oferecem a nova tonalidade externa bege metálica Sand Dune. Ao abrir a porta, as opções de acabamento incluem uma paleta bege claro ou preta, aplicadas nos bancos e no painel, transmitindo a conhecida elegância da marca. Do lado de fora, a única mudança visual é a inclusão dos novos logotipos, sem alterações nas linhas dos carros.

Volvo EC40 e Volvo EX90 [Foto: Divulgação]

Versões e desempenho dos elétricos da Volvo

No entanto, as novidades mais significativas estão na autonomia graças à adoção de uma nova bateria de 82 kWh, substituindo a antiga de 78 kWh. Portanto, o EC40 Ultra passa a percorrer até 404 quilômetros com uma única carga, sendo um aumento de 51 quilômetros em relação ao modelo 2024. Já o EX40 Ultra alcança 393 quilômetros, ante os 348 km anteriores.

A opção Ultra emprega dois motores elétricos (um em cada eixo) produzindo 408 cv e 67 kgfm. De acordo com a Volvo, o EX40 pode atingir 100% de carga em 23 horas em carregadores trifásicos AC de 6A, 15 horas com 10A e oito horas com 16A. Em carregadores monofásicos AC de 200 a 240V, são necessárias até 76 horas.

Já a Plus é equipada com um motor traseiro de 238 cv e 42 kgfm, além de uma bateria atualizada de 70 kWh (antes 69 kWh), garantindo um alcance livre de poluentes de até 385 quilômetros para o EC40 e 364 quilômetros para o EX40. Apesar das melhorias nos nomes e na autonomia, os preços permanecem os mesmos. O EC40 e o EX40 custam entre R$ 350.000 e R$ 420.000, dependendo da versão escolhida.

Volvo EX40 bege de traseira andando na estrada com lago ao fundo
Volvo EX40 [Foto: Divulgação]

Você teria um carro elétrico da Volvo ou de outra marca? Compartilhe sua opinião nos comentários!