No começo deste mês, finalmente a Volvo conseguiu dar o pontapé inicial na produção do SUV grande elétrico EX90. Ele é o sucessor 100% elétrico do XC90 e foi revelado em 2022, mas só pôde ter sua linha de montagem iniciada agora. Contudo, as primeiras unidades devem começar a serem entregues no segundo semestre deste ano sem uma série de itens da sua lista de equipamentos.
Segundo apuração do portal Motor1, um dono de um EX90, lá nos Estados Unidos, recebeu um e-mail da montadora dizendo que seu carro viria em breve. Só que, com menos equipamentos de série. Na lista que ele recebeu, itens como diversos recursos de condução semiautônoma LiDAR não viriam logo de cara, como alerta de tráfego cruzado.
O Volvo EX90 dos primeiros clientes deve vir também sem a conectividade Apple CarPlay sem fio e função bidirecional de carregamento. Outro fator que não equipará logo de início o SUV grande são as telas com cor mais clara, tanto para o painel de instrumentos quanto da central multimídia. Ou seja, os ocupantes do modelo terão de se contentar com a tela escurecida nesses dispositivos.
Calma, tudo tem seu tempo
Outro ponto levantado no e-mail é que a Volvo revelou que o SUV pode perder aproximadamente 3% do nível da bateria quando ele estiver estacionado e não plugado na tomada. Segundo os engenheiros da marca, o computador que cuida de toda parte eletrônica do EX90 precisa agora funcionar em segundo plano para administrar toda a tecnologia embarcada.
Mas, que isso será corrigido com uma atualização do software em breve. Eles ainda falaram que o gasto da energia será paralisado após 72 horas, pois o Volvo EX90 vai entrar em um modo “hibernação”. Assim, ele vai conservar o que resta de carga na bateria.
Para despreocupar os donos após receber esse e-mail, a Volvo afirmou que os itens que faltam serão instalados de forma gratuita e por meio de atualizações eletrônicas. Se for necessário, a marca revelou que os clientes poderão ter de levar sua unidade para uma concessionária nos Estados Unidos para sanar tais problemas. Vale ressaltar que ele também chegará ao Brasil, só ainda não há uma data oficial confirmada.
O que você achou dessa história? Conte nos comentários