A Volvo iniciou a transferência da produção chinesa dos modelos EX30 e EX90 para a Bélgica antes da imposição das novas tarifas da União Europeia. Inicialmente, a marca considerou interromper as vendas de seus veículos elétricos chineses, mas descartou essa estratégia.
Em vez disso, a produção do EX30 e do EX90 será desviada para a Bélgica. Além disso, a marca sueca também pode transferir a linha de montagem de alguns modelos do Reino Unido para a Bélgica.
De acordo com estudos, a Volvo é uma das marcas ocidentais mais expostas às novas tarifas que podem ser impostas. Atualmente, os veículos elétricos fabricados na China recebem uma tarifa de 10% na União Europeia, mas que pode ser elevada para entre 25% e 30%.
Fontes não identificadas indicam que a Volvo não pode se dar ao luxo de construir o EX30 na China e depois exportá-lo para a Europa, conforme noticiado pelo site carscoops.com.
A produção do EX30 começou na China no final do ano passado, na fábrica de Zhangjiakou, onde são construídos modelos EV para os mercados chinês e outros internacionais.
O plano da Volvo é fabricar o EX30 na planta de Ghent, na Bélgica. Em outubro do ano passado, a Volvo afirmou que esperava começar a produção europeia em 2025.
A Comissão Europeia está investigando os veículos elétricos chineses desde outubro do ano passado, suspeitando que os preços estão sendo artificialmente reduzidos por meio de “grandes subsídios fiscais”.
A expectativa é que a União Europeia notifique a China sobre as novas tarifas nesta semana, e o país terá quatro semanas para fornecer evidências que refutem as conclusões da UE.
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