O Volvo EX90, sucessor elétrico do XC90, finalmente teve sua produção iniciada nos Estados Unidos. Para o mercado americano, o modelo vai ser feito na fábrica da Carolina do Sul, e a primeira unidade do SUV saiu da linha de produção, quase dois anos depois da apresentação do modelo.
Vale lembrar que a operação da Volvo tem passado por mudanças. Para os americanos, o EX90 será feito por lá, mas para a Europa o modelo inicialmente seria produzido na China. No entanto, conforme noticiado anteriormente pelo Auto+, a marca sueca optou por transferir a produção para a Bélgica, por conta dos problemas da Europa com a China.
No caso do Volvo EX90 americano, o plano inicial era entregar as primeiras unidades no começo deste ano. Entretanto, o lançamento foi atrasado pois foi necessário corrigir alguns problemas de software. Com essas questões resolvidas, o SUV elétrico pôde começar a ser fabricado.
Volvo EX90 dos EUA
Para os Estados Unidos, a Volvo vai disponibilizar duas configurações de motor. O EX90 de entrada, que custa a partir de US$ 77.990 (cerca de R$ 418 mil) utiliza dois motores elétricos e entrega 402 cv, atingindo os 100 km/h em cerca de 6 segundos.
Já os modelos mais caros utilizam o conjunto de dois motores de 509 cv. Com essa potência extra, a aceleração até os 100 km/h cai cerca de um segundo, ficando na casa dos 5 segundos. O Volvo EX90 dos EUA tem câmera 360º, cinco sensores de radar e 16 radares ultrassônicos. Ele será fabricado por lá junto com o S60, e a meta da Volvo é vender 600 mil carros elétricos nos Estados Unidos até 2025.
Gosta do Volvo EX90? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Ford Mustang: alma europeia, coração americano | Impressões
>> Os americanos não querem os veículos elétricos
>> Jaecoo 7 é flagrado em São Paulo e vem até o fim de 2024