
Depois do lançamento do EX30 no Brasil e da mudança de nomes de XC40 e C40 para EX40 e EC40, a Volvo reforça sua linha de carros nascidos para ser elétricos por aqui. Fazendo par ao irmão XC90, que foi renovado visualmente e mecanicamente, o Volvo EX90 chega ao país em versão única por R$ 849.950.
Importado dos EUA, o EX90 chega na versão Twin Motor Performance Ultra, sendo a mais completa e refinada do SUV de sete lugares. Segundo a marca, ele é o primeiro carro da Volvo impulsionado por tecnologia de computação central (Core Computer) desenvolvida em parceria com a gigante tecnológica NVIDIA.
Esse sistema conta com processador que permite que o carro seja constantemente aprimorado sem que o proprietário precise ir até uma concessionária. Além disso, ele é integrado ao que a Volvo chama de Sistema de Compreensão do Motorista. Não, o EX90 não funcionará como seu psicólogo ou compreenderá suas frustrações.

A realidade é que o recurso usa tecnologia de detecção em tempo real para entender se o motorista está cansado ou distraído e, assim, intervir e dar o suporte necessário. Em alguns casos, o EX90 alerta o motorista com um solavanco proposital, seguido por notificações mais consistentes, caso o alerta inicial não tenha o efeito desejado.
Caso aconteça de o motorista adormecer, por exemplo, o EX90 pode parar sozinho sinalizando os demais motoristas com luzes de emergência. Isso só é possível por conta do sistema LiDAR instalado no teto, o qual promove condução praticamente autônoma do modelo. Além disso, os sistemas de segurança são de altíssima precisão.

A Volvo, inclusive, diz que o EX90 foi projetado para ser o carro mais seguro da história da marca. Para isso, ele usa uma enorme quantidade de tecnologias de segurança passiva e ativa de próxima geração, Ele traz LiDAR com 8 câmeras, 5 radares e 12 sensores ultrassônicos, que auxiliam na tecnologia Safe Space.
O mais potente de todos
Totalmente elétrico e sem opção híbrida, o Volvo EX90 conta com motor elétrico na dianteira e na traseira que totalizam 517 cv e 92,8 kgfm de torque. Para o Brasil, a marca sueca trouxe a versão mais potente e torcuda do SUV, mas lá fora ele traz variantes com menos potência e até com apenas um motor.

Na configuração brasileira, o EX90 alcança os 100 km/h em 4,9 segundos. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h para proteção das baterias. A autonomia é de 459 km, segundo números aferidos pelo INMETRO. A Volvo também reforça que o SUV é capaz de recuperar de 10 a 80% da bateria em 30 minutos em carregadores de 250 kW.
Ok Google
Por dentro, o SUV traz central multimídia de 14,5 polegadas com sistema Google embarcado. Você pode acessar aplicativos como Google Maps e Spotify diretamente pela central sem a necessidade de conexão com celular. Além disso, o SUV conta com conexão à internet de série.

Outra novidade é o painel de instrumentos totalmente digital de 9 polegadas combinado ao head-up display de 13,2 polegadas. Aos que gostam de um som assinado, Volvo traz sistema Bowers & Wilkins, com 25 alto-falantes. A parte do refinamento também é ecológico, visto que a madeira interna vem de fontes sustentáveis.
Na parte de segurança, a Volvo deixou o EX90 ainda melhor que o XC90. Segundo a marca, o SUV elétrico traz rigidez aprimorada em 50%, enquanto a absorção de energia em colisões melhorou em 20%. Além disso, tem maior quantidade de alumínio para baixar o peso, como na estrutura de segurança da bateria em alumínio extrudado.

Itens de série
Vendido em versão única, o Volvo EX90 vem muito equipado para o Brasil. De série, ele sai com assistente de permanência na faixa, alerta de saída de faixa, mitigação de colisão frontal, mitigação de saída de estrada, BLIS com assistência de direção, freio automático em cruzamento – curva à esquerda/direita; veículos, scooters,ciclistas.
Há ainda alerta de colisão frontal: avisos sonoros/gráficos/táteis, detecção de veículos, pedestres, ciclistas, scooters, grandes animais e objetos, mitigação de colisão frontal com frenagem, alerta e prevenção de colisão traseira, alerta de tráfego cruzado traseiro com freio automático, freio automático traseiro e sistema de alerta acústico do veículo.

A lista ainda contempla informações de sinalização de trânsito, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de mudança de faixa, assistente de parada de emergência, Assistente de estacionamento, câmera 360° com visão 3D, park assist, alerta de abertura de portas e assistente de reboque.
Na parte de segurança, o SUV ainda traz Frenagem pós-impacto novos airbags laterais para os assentos dianteiros, cortina inflável cobrindo todos os assentos, airbag de joelho no assento do motorista, sistema de proteção de pedestres (capô ativo), sistema de proteção contra lesões na coluna cervical WHIPS nos assentos dianteiros, sistema de proteção contra impacto lateral SIPSTM que distribui a força do impacto

Você compraria um Volvo EX90? Conte nos comentários.