Recentemente lançado no Brasil, o Volvo EX30 já passa por seu primeiro recall global. Sucesso de vendas pelo mundo, o modelo já tem 71.956 unidades vendidas e todas elas foram afetadas pelo problema eletrônico causado no polêmico painel de instrumentos conjugado à central multimídia.
Segundo a Bloomberg, que reportou o recall, o Volvo EX30 tem apresentado defeito no painel de instrumentos. Em situações específicas, ele entra no modo teste e a velocidade não é mostrada corretamente. Como ele não conta com head-up display e depende unicamente da central multimídia para mostrar a velocidade, isso é falha de segurança.
Por sorte, esse defeito é tranquilamente corrigido através de atualização over-the-air, ou seja, totalmente feito pela internet sem necessidade de ir à concessionária. Contudo, vale lembrar que ainda há muita controvérsia sobre a escolha da Volvo sobre o sistema que o painel de instrumentos foi instalado.
Questão do painel
Ao invés de adotar uma tela à frente do volante, como a maioria dos carros, o painel de instrumentos do Volvo EX30 é na central multimídia. Tivemos outros carros com painel centralizado, como Toyota Etios ou as minivans Xsara Picasso e C4 Picasso da Citroën. Contudo, esses modelos tinham o painel bem próximo ao para-brisa.
Com isso, o olhar desviava bem menos do que no Volvo EX30, que faz o motorista olhar para a central o tempo todo. Inclusive, durante o test-drive prévio do modelo, ele me acusou como motorista fadigado e distraído, justamente por olhar para o velocímetro o tempo todo, não para a frente,
Algo bem necessário quando considerado que o Volvo EX30 é extremamente silencioso e chega aos 100 km/h rapidamente em apenas 5,3 segundos e tem velocidade máxima de 180 km/h. Além do mais, é um carro que gosta de ficar em altas velocidades com grande conforto e estabilidade. Por isso, é preciso olhar para o velocímetro sempre.
Você acha o painel de instrumentos do Volvo EX30 algo polêmico? Conte nos comentários.
>> EX90 finalmente entra em produção nos EUA depois de 2 anos
>> Volvo inicia a mudança da linha de produção do EX30 e do EX90
>> EX30 vs Yuan Plus: qual o melhor SUV elétrico?