![Renault Kardian e Volvo EX30 [divulgação] Renault Kardian e Volvo EX30 [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/04/Volvo-Reault.jpg)
Pegando a todos de surpresa, a sueca Volvo e a francesa Renault anunciaram a criação de uma marca inédita, a Flexis. Com pretenções de ser a Tesla dos veículos comerciais, a nova montadora já escolheu Europa, EUA e Brasil como seus principais alvos. Os modelos serão todos elétricos e baseados em uma plataforma extremamente modular.
A nova marca Flexis terá 45% de participação da Volvo, outros 45% nas mãos da Renault e 10% restantes nas mãos da empresa de logística CMA CGM Group. Todos os modelos serão produzidos na fábrica da Renault em Sandouville, na França. Existe a chance de serem feitos em outros países, já que o Brasil entrou na lista de prioridades.
A ideia desses novos veículos comerciais é usar uma plataforma modular do tipo skate. A base feita para carros elétricos permite a instalação de qualquer tipo de carroceria, dentro das medidas padrão da plataforma. Assim, há uma maior modularidade para atender às necessidades de cada cliente.
![Flexis [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/04/2024-Flexis-Announcement-1-1320x674.jpg)
Todas as vans, independentemente do tamanho, terão altura baixa em relação ao solo para permitir uma entrada fácil na cabine, além de deixar o acesso à área de carga menos trabalhosa. Outra característica é que a cabine terá acesso à parte traseira, permitindo que o motorista rapidamente utilize o espaço traseiro sem precisar sair do carro.
Como a Volvo e a Renault querem que a Flexis se torne a “Tesla dos veículos comerciais”, palavras de Luca de Meo, CEO da marca francesa, a ideia é oferecer também serviços além dos carros. A Flexis terá plataformas de treinamento para companhias de logística e software para calcular o caminho da entrega levando em consideração autonomia e pontos de carga.
Você acha que vai dar certo a parceria Volvo e Renault? Conte nos comentários.
>>Volvo toma decisão radical e encerra produção de motor histórico
>>Renault planeja ter Clio elétrico para brigar com BYD Dolphin
>>Volvo abandona marca para focar em sua linha