Pegando a todos de surpresa, a sueca Volvo e a francesa Renault anunciaram a criação de uma marca inédita, a Flexis. Com pretenções de ser a Tesla dos veículos comerciais, a nova montadora já escolheu Europa, EUA e Brasil como seus principais alvos. Os modelos serão todos elétricos e baseados em uma plataforma extremamente modular.
A nova marca Flexis terá 45% de participação da Volvo, outros 45% nas mãos da Renault e 10% restantes nas mãos da empresa de logística CMA CGM Group. Todos os modelos serão produzidos na fábrica da Renault em Sandouville, na França. Existe a chance de serem feitos em outros países, já que o Brasil entrou na lista de prioridades.
A ideia desses novos veículos comerciais é usar uma plataforma modular do tipo skate. A base feita para carros elétricos permite a instalação de qualquer tipo de carroceria, dentro das medidas padrão da plataforma. Assim, há uma maior modularidade para atender às necessidades de cada cliente.
Todas as vans, independentemente do tamanho, terão altura baixa em relação ao solo para permitir uma entrada fácil na cabine, além de deixar o acesso à área de carga menos trabalhosa. Outra característica é que a cabine terá acesso à parte traseira, permitindo que o motorista rapidamente utilize o espaço traseiro sem precisar sair do carro.
Como a Volvo e a Renault querem que a Flexis se torne a “Tesla dos veículos comerciais”, palavras de Luca de Meo, CEO da marca francesa, a ideia é oferecer também serviços além dos carros. A Flexis terá plataformas de treinamento para companhias de logística e software para calcular o caminho da entrega levando em consideração autonomia e pontos de carga.
Você acha que vai dar certo a parceria Volvo e Renault? Conte nos comentários.
>>Volvo toma decisão radical e encerra produção de motor histórico
>>Renault planeja ter Clio elétrico para brigar com BYD Dolphin
>>Volvo abandona marca para focar em sua linha