Para saber como seus SUVs se sairiam em uma colisão lateral real, a Volvo pegou uma unidade do EX30 e outra do EX90 para tirar a prova dos nove. A montadora sueca realizou o teste de impacto lateral do SUV maior no menor, com o intuito de saber o que acontece com seus modelos. O resultado foi surpreendente.
Todo o teste foi realizado no centro de segurança da marca sueca lá na Suécia. O EX30 é atualmente o menor modelo disponível para a venda e ele mede 4,23 m de comprimento. O modelo estava andando a 20 km/h. De outro lado, vinha um exemplar do SUV, também elétrico, EX90. O maior SUV da marca hoje, mede 5 m de comprimento.
Além disso, o peso entre eles é de 1,8 mil para o EX30 e 2,6 mil kg para o EX90. Aos olhos da equipe do portal Automotive News Europe, este acidente no mundo real teria uma imagem de pós colisão bem catastrófico. Porém, o EX90 vem equipado com um recurso que serve para tentar absorver melhor os estragos do impacto com um outro modelo.
Tudo em nome da segurança
Em entrevista com a equipe do portal logo após o teste, Lotta Jakobsson, especialista técnica sênior em prevenção de lesões da Volvo, afirmou que o EX90 tem uma arquitetura reforçada e por isso os estragos no EX30 ou em qualquer carro tende a ser menor. Uma curiosidade é que para manter o nível de segurança alto em seus carros, a marca sueca implantou uma nova regra.
Desde 2020, os modelos da Volvo saem de fábrica com velocidade máxima controlada eletronicamente em 180 km/h. Mesmo sendo uma velocidade alta, a marca consegue garantir uma alta taxa de segurança dos ocupantes dos seus carros. Vale ressaltar que tanto o EX30 quanto o EX90 são lançamentos recentes e ainda vão passar por testes de segurança mais severos como o Euro NCAP.
Para os brasileiros, o EX30 pode ser encontrado por R$ 229.950 nas lojas da montadora sueca. Já o EX90, seus preço e data oficial de lançamento seguem em segredo. Ambos contam com motorização 100% elétrica.
O que achou desse teste? Teria algum desses SUVs? Conte nos comentários
>> BYD King: o que sabemos sobre o híbrido terror do Toyota Corolla?
>> Novo Fiat Uno 2025: tudo que já sabemos sobre o projeto F1H
>> Os carros 1.0 mais rápidos do Brasil