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Volkswagen Virtus terá um irmão Skoda vendido fora do Brasil

Totalmente baseado no Volkswagen Virtus, sucessor do Skoda Rapid na Índia marcará o início da carreira internacional do sedã brasileiro

Skoda Rapid [divulgação] Volkswagen Virtus
Skoda Rapid [divulgação]

Desenvolvido no Brasil a partir do global Polo, o Volkswagen Virtus está pronto para uma carreira internacional. Contudo, ele não se apresentará como um VW, mas sim como Skoda. Lá na Índia, o “Skoda Virtus” se prepara para aposentar o Rapid.

Segundo informações da revista Autocar, o Skoda Rapid (que ilustra essa matéria) será substituído pelo Virtus modificado. A ideia da marca tcheca é até adotar outro nome: Slavia e Laura são os possível novos batismos que o sedã compacto espichado pode receber.

Atualmente o Rapid é baseado na plataforma PQ25, versão evoluída da base de Gol, Voyage, Saveiro e Fox. Já seu sucessor, por ser basicamente um Virtus, usa base moderna MQB-A0. Com isso, é esperado que ele chegue aos 4,48 m de comprimento, superando o atual Rapid em 7 cm.

Skoda Rapid [divulgação]
Skoda Rapid [divulgação]
Esteticamente ele manterá as portas e toda lateral do Volkswagen Virtus. Contudo, o modelo da Skoda terá pesadas modificações na dianteira e traseira. Lá na frente, ele terá novo capô com parte central ressaltada para destacar o logotipo da marca tcheca. A grade frontal será maior e haverá faróis afilados full-LED.

Na traseira, lanternas invadirão a tampa do porta-malas, mas terão desenho totalmente diferente do que é usado no Virtus, salvo o recorte lateral. A placa permanecerá na tampa do porta-malas, que mantém o estilo esguio, quase cupê, do sedã do Polo.

Volkswagen Virtus (divulgação)

Internamente, Virtus e o sucessor do Rapid não terão nada em comum. É esperado que o acabamento se mantenha simples como é aqui no Brasil, afinal, a Skoda é uma marca de custo mais reduzido.

TSI manual

Além de compartilhar diversos elementos estéticos e a estrutura, Virtus e o sucessor do Rapid terão o mesmo motor 1.0 TSI três cilindros turbo. Lá na Índia a oferta de câmbio manual ainda é bastante forte, por isso o sedã terá essa opção junto à transmissão automática de seis marchas tradicional.

Volkswagen Virtus (divulgação)

Uma variante com motor 1.5 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque (mesmo desempenho do Virtus GTS com motor 1.4 TSI) também será oferecida. Nesse caso, no entanto, a transmissão será de dupla embreagem.

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