Polo e Virtus andam juntos no mercado brasileiro. Quando um muda, o outro imediatamente ganha as mesmas novidades. Foi assim na apresentação das versões esportivas GTS e na linha 2022. Assim também deverá manter a Volkswagen agora que se aproxima a hora de reestilizar a dupla.
Apresentado na Europa, o novo Polo só chegará ao Brasil no próximo ano. Ele virá acompanhado do Virtus 2023, mas ambos não terão o mesmo visual. Rumores anteriores apontavam para manutenção da conexão visual entre Virtus e Polo. Porém, as mudanças serão mais próximas às do Nivus, deixando o sedã com cara de mini-Jetta, segundo informações da Mobiauto e de Carona com Leandro.
A projeção feita pelo Overboost BR antecipa o visual que será apresentado na linha 2023 do Virtus. O para-choque com visual esportivo diferente empregado no Polo europeu. Os faróis serão full-LED e o Virtus terá grade iluminada como o Taos.
O novo Volkswagen Virtus terá lanternas de LED com novo layout de iluminação. Contudo, diferentemente do Polo, elas não terão alteração no formato externo. Assim, a Volks não precisará mexer em chapas metálicas na traseira do sedã. Para-choque também muda e poderá ganhar saídas falsas de escape, como no Polo.
Heranças do Nivus
Seguindo o Nivus, o novo Virtus terá nome estampado na parte inferior da tampa do porta-malas, de maneira centralizada. Do SUV cupê também será herdado o novo volante, além do acabamento escurecido na cabine. É possível que a Volkswagen faça uso de plásticos de melhor qualidade, item sempre criticado nos compactos Polo e Virtus.
Mecânica não muda: o sedã renovado manterá motores 1.6 MSI, 1.0 TSI e 1.4 TSI. É possível que o câmbio manual de cinco marchas seja descartado na versão MSI e o Virtus passe a ser vendido unicamente com câmbio automático de seis marchas.
O sedã ainda terá piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência, novamente itens vindos do Nivus.
>>Volkswagen apresenta novo Tiguan Allspace que chega ao Brasil em 2022
>>Sketch antecipa visual do novo Volkswagen Polo GTS / GTI 2023
>>Volkswagen Polo e Virtus 2022 tem três versões acima de R$ 100 mil