![Volkswagen Tiguan X [divulgação] Volkswagen Tiguan X [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/09/volkswagen_tiguan_x_9_edited-990x556.jpg)
A família Tiguan está se expandindo mais uma vez. Depois que o SUV médio tomou do Golf a posição de Volkswagen mais vendido no mundo, a marca alemã resolveu expandir seus horizontes. Na segunda geração ele ganhou versão alongada de sete lugares (Allspace vendido no Brasil), híbrida, esportiva R e agora uma inédita variante cupê que é a cara do Nivus.
Usando como base a plataforma alongada do Tiguan Allspace, o inédito Volkswagen Tiguan X tem 4,76 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,62 m de altura. Comparando com o modelo de sete lugares, o cupê é 6 cm mais longo e 5 cm mais baixo. Em virtude do estilo mais esportivo, ele carrega apenas quatro pessoas.
Tal qual o Nivus, o Tiguan X tem teto com queda suave e arqueada. O vidro traseiro é bastante inclinado e há um pequeno ressalto na traseira que ajuda a dar um aspecto mais esportivo ao SUV cupê.
Na traseira, o Tiguan X foge do que já foi visto em outras variantes do SUV médio até agora. As lanternas são maiores e com visual arredondado. Elas ficam conectadas como no T-Cross e no Nivus, com direito ao nome do modelo escrito bem ao meio. Saídas de escape no meio do para-choque parecem falsas.
Debaixo do capô, o Volkswagen Tiguan cupê traz apenas opção de motor 2.0 TSI quatro cilindros turbo, porém em duas variantes: os modelos de entrada entregam 186 cv e 33,6 kgfm de torque, enquanto os mais caros usam a versão de 220 cv e 38,7 kgfm usada também pelo Tiguan R-Line no Brasil.
>>Comparativo: Nivus Highline e Tracker LT são tão iguais e tão diferentes
>>Volkswagen Tiguan é reestilizado e ganha versão plug-in
>>Avaliação: VW Nivus supre os órfãos do Golf que não gostam de SUV?