Depois de apresentadas as mudanças visuais para o Tiguan curto vendido na Europa, a Volkswagen finalmente revelou a variante Allspace reformulada. Como essa é a opção de carroceria vendida no Brasil, o novo Tiguan chegará ao nosso país importado do México somente em 2022. A produção por lá começa no 2º semestre.
Repetindo as alterações feitas no Tiguan de cinco lugares, o Allspace ganhou dianteira inspirada no Golf e com um toque de Taos. Os faróis com prolongamentos e dois blocos de LED lembram o hatch alemão, enquanto a grade luminosa é aparentada ao novo SUV médio rival do Jeep Compass.
Na versão R-Line, única apresentada no Tiguan Allspace 2022 (e provavelmente única a ser oferecida no Brasil), ele ganhou entradas de ar maiores. Há uma cobertura em plástico preto brilhante que ladeia as entradas de ar a fim de dar mais esportividade. Novas rodas de liga-leve fazem parte das mudanças e vão de 17” a 20”, dependendo da versão.
Mais discreta nas mudanças, a traseira do novo Tiguan traz novas lanternas com layout dos LEDs modificado. O nome do SUV agora fica estampado abaixo do logotipo da Volkswagen, logo acima da área da placa. No para-choque, o refletor agora passa a atravessar toda peça e é acompanhado por um friso cromado.
Espaço para o Taos
A cabine recebeu nova central multimídia de padrão europeu (diferente da VW Play) com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O volante novo foi herdado do Nivus. O Tiguan 2022 ainda traz novos controles para o sistema de ar-condicionado, que agora passa a ser sensível ao toque.
Novas cores de revestimentos internos foram adicionadas, como o marrom das fotos. Para abrir espaço para o Taos, que também será vendido nos EUA e México, o Tiguan ganhou mais itens de série. Todas as versões agora tem painel de instrumentos totalmente digital, com 8 polegadas nas versões de entrada e de 10 polegadas nos modelos mais caros.
Ele ainda traz aquecimento dos bancos dianteiros como item de série e ventilação como opcional. O volante também pode ser aquecido e há carregamento de celular por indução. Em segurança, ele ganhou como item de série alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e piloto adaptativo.
>>Fora de linha no Brasil, VW up! vira o jogo na Europa e faz sucesso
>>Sketch antecipa visual do novo Volkswagen Polo GTS / GTI 2023
>>Volkswagen será processada por brincadeira de primeiro de abril