Um dos próximos lançamentos que promete agitar o mercado é o Volkswagen Tera. Com o objetivo de tê-lo como um dos SUVs mais vendidos do país e da sua linha, a Volkswagen já começou a desenhar estratégias para ele. Uma dela será utilizar o motor 1.0 aspirado do Polo Track na versão mais barata e assim deixá-lo com um preço mais acessível.
A Auto Esporte teve acesso a documentos que comprovam essa informação. De acordo com o portal, o Tera MPI será a variante mais barata da linha. Ele terá bancos inteiriços e usará o motor 1.0 aspirado tricilíndrico flex de 84 cv e 10,3 kgfm de torque. Aliás, esta versão ainda terá o câmbio manual de cinco marchas. A estratégia é igual a do Citroën Basalt Firefly.
Com este conjunto, a montadora alemã mira em ter o Volkswagen Tera como o SUV mais acessível da sua atual linha. Ainda nesse sentido, os executivos da fabricante querem produzir 200 mil unidades dele por ano. Segundo a Mobiauto, a meta imposta na planta de Taubaté, no interior de São Paulo, é de produzir 500 unidades diariamente dele em dois turnos.
Mas, ele vai ter só um motor?
É por isso que a planta interiorana está contratando mais funcionários. Contudo, é um número bem ambicioso, já que o Polo, que ostenta o título de carro mais vendido da marca hoje, não deve terminar 2024 com mais de 150 mil unidades fabricadas. A Auto Esporte ainda consultou mais fontes e elas deram mais detalhes.
De acordo com elas, a Volkswagen quer em médio prazo que o Tera se torne o modelo mais vendido de sua linha. Mas, isso não significa que o Polo Track deva morrer tão próximo. O que acontece é que o Tera mostrará como deverá ser o futuro da marca alemã no Brasil. Vale lembrar que seu projeto começou a ser desenhado em 2018, como um substituto do Gol e Fox.
No atual portfólio da fabricante, o Tera se posicionará acima do Polo e bem colado ao Nivus. Ele vai usar a plataforma MQB-A0 e terá entre-eixos de 2,57 m. Sua maior inspiração é o Skoda Fabia. Por exemplo: formato das portas, das colunas A e B e mais itens serão semelhantes. Porém, o Tera não terá apenas o motor 1.0 aspirado como opção.
As versões mais equipadas, como TSI, Comfortline e Highline virão equipadas com o propulsor 1.0 turbo flex de 116 cv e 16,8 kgfm. O TSI de entrada é o único que poderá contar com transmissão manual. Já as versões nomeadas virão acompanhadas do câmbio automático de seis marchas. No entanto, o motor 200 TSI não deverá configurar no Tera.
E o preço?
A partir de janeiro começa a produção das unidades pré-série do Volkswagen Tera e o volume definitivo deverá ser atingido apenas em abril de 2025. Desse modo, é provável que seu lançamento ocorra no segundo trimestre do próximo ano. Vale ressaltar que parte da produção do Polo Track será iniciada em breve em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo.
Por fim, os preços do Tera ainda seguem em sigilo. Mas, ele deverá ter a versão topo de linha com valor próximo ao do Nivus Comfortline, tabelado hoje em R$ 136.990.
Está ansioso para ver o novo Volkswagen Tera de perto? Conte nos comentários