Depois de tanto suspense em relação ao nome, o futuro Volkswagen Gol SUV teve sua nomenclatura revelada: ele será batizado de Tera. O modelo tem a expectativa de chegar em 2025, será posicionado acima do Polo e estará ao lado de Nivus, T-Cross e Taos como opção de SUV da marca alemã para o público brasileiro.
Tido como “novo ícone pop” da marca, o Tera brigará diretamente com o Renault Kardian e Fiat Pulse. Seu projeto foi criado, desenvolvido e produzido no Brasil. Seu projeto teve dicas de José Carlos Pavone, head de design Américas da Volkswagen. O novo SUV será fabricado na planta de Taubaté, no interior de São Paulo. Ele faz parte dos 16 novos lançamentos que a montadora fará no Brasil até 2028.
Ciro Possobom, CEO e presidente da Volkswagen do Brasil, o nome Tera é forte e tem capacidade para carregar muitas histórias. A primeira vez que o público brasileiro pôde ver algumas linhas do novo SUV de perto foi na última edição do Rock in Rio, realizada em setembro deste ano. Lá, os curiosos puderam ver a assinatura dos faróis, silhueta e até as rodas do modelo.
Qual será seu motor?
Detalhes técnicos sobre o novato ainda não foram totalmente revelados. Mas, ele deverá contar com o motor 1.0 170 TSI, a mesma que equipa versões do Polo e Virtus. Ele rende 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Há rumores que ele possa vir equipado também com o motor 1.0 aspirado de 84 cv e o 200 TSI, de 128 cv. Sobre a transmissão, é bastante provável que o Tera conheça de perto o câmbio automático.
Essa transmissão está equipando diversos carros da marca como o SUV T-Cross. O novo SUV da Volkswagen além de usar o nome Tera, ele terá como base a plataforma MQB-A0 e virá para ser o SUV mais barato da montadora. O Auto+ descobriu seu projeto em meados de 2022.
O Tera será fortemente inspirado no Skoda Kylaq e chegará apenas em 2025. Seus preços ainda seguem desconhecidos, mas deverão ser competitivos perante o Kardian e o Pulse.
Gostou do nome escolhido para o novo SUV da Volkswagen? Escolheu essa nomenclatura ou outra? Conte nos comentários