Enquanto a Volkswagen aquece os motores para o lançamento do Taos no Brasil, lá na Rússia o SUV apareceu de um jeito diferente. É que ao contrário do nosso mercado, o Taos russo será posicionado como um SUV compacto, terá motor 1.6 MSI do Polo e, na realidade, nem mesmo um Volkswagen ele é.
Enquanto o nosso Taos é um projeto independente feito pela própria Volkswagen, o modelo russo segue por outro caminho. Ele é um Skoda Karoq modificado com o visual da marca alemã. Isso fez dele menor: são 2,64 m de entre-eixos contra 2,69 m do modelo brasileiro.
Ainda assim, a plataforma MQB é a mesma em ambos. A dianteira é praticamente idêntica entre os dois Taos, mas a lateral deixa claro que o novo SUV russo é menor e segue exatamente com as mesmas peças do Skoda. Na traseira, leves modificações em relação à versão que será vendida no Brasil.
Na prática, o Volkswagen Taos russo foi pensado para brigar com o Renault Duster, já que o T-Cross não é vendido naquele mercado e o Tiguan é oferecido na versão curta. Já aqui no Brasil, o modelo é maior e concorrerá com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Outra diferença gritante entre os Volkswagen Taos é o motor: o modelo russo usa o mesmo 1.6 MSI quatro cilindros aspirado do Polo brasileiro. Já a variante produzida na Argentina será equipada somente com motor 1.4 TSI de 150 cv. Na Rússia haverá opção de câmbio manual de cinco marchas, algo que não será visto no Brasil.
Por aqui a única opção de transmissão será a automática de seis marchas, enquanto o modelo russo terá uma caixa com oito velocidades. Em comum, os dois Taos não terão opção de tração nas quatro rodas – item que ficou restrito à versão norte-americana do SUV.
>>Volkswagen Tiguan 1.4 TSI sai de linha no Brasil: culpe o novo Taos
>>Renault Bigster pode brigar com Compass, Taos e Corolla Cross no Brasil