A multiplicação dos SUVs dentro da Volkswagen não para. Depois de revelar o médio Taos e de prepara um modelo menor que Nivus e T-Cross, a marca alemã apresentará um modelo gigantesco. Revelado por registros de patentes na China, o inédito Volkswagen Talagon será o maior SUV da história da marca.
Com 5,12 m de comprimento, ele supera o Altas em 15 cm – modelo que, até então, era o maior utilitário da Volks. Comparando com o Tiguan Allspace, o qual detém o título no Brasil, o novo Talagon é 42 cm mas comprido. E não somente isso: o Talagon é maior que um Land Rover Range Rover Vogue, conhecido por seu porte avantajado.
O Talagon é generoso em outras medidas também. São 2 m de largura e 1,79 m de altura. O exagero na fita métrica se justifica pelo fato de que ele será o modelo mais caro da Volkswagen na China e também o SUV mais espaçoso, com capacidade para sete ou até oito passageiros.
Assim como outros SUVs da marca, ele conta com motor 2.0 TSI quatro cilindros turbo de 186 cv – uma versão bem mais mansa que os 220 cv produzidos pelo mesmo motor no Tiguan R-Line.
Mas haverá também a opção mais potente, nesse caso sempre atrelada à tração integra 4MOTION – o modelo menos potente tem tração dianteira. A transmissão é a DSG automatizada de dupla embreagem com seis marchas.
Fora da casinha
Visualmente o modelo pega algumas influencias da linha ID, mas apresenta um estilo diferente de outros Volks. O Talagon tem faróis interligados à grade frontal por um friso luminoso tal como o Taos. Já o para-choque tem detalhes em cinza acetinado que ajudam a dar elegância.
Na lateral, linhas limpas e pouca ousadia visual, tudo para não deixar o estilo carregado. Um friso cromado acompanha a parte superior das janelas e desce em direção ao vidro traseiro, em um layout muito parecido com o do Jeep Compass.
Como o T-Cross e o Nivus, o Talagon tem lanternas traseiras integradas. Contudo, essa parte é toda iluminada e em vermelho, ao contrário dos irmãos brasileiros que trazem apenas um aplique de plástico preto. Há ainda um grande refletor no para-choque que atravessa toda traseira.
Seguindo a linha dos SUVs da Volkswagen, o Talagon terá também uma versão R-Line. Nessa variante ele recebe rodas maiores, aplique preto brilhante nas caixas de roda, aerofólio traseiro, teto preto e para-choques diferenciados.
Não há ainda confirmação de quais mercados além da China receberão o novo SUV gigantesco da Volkswagen.
>>Volkswagen Nivus da Hyundai: Bayon é o novo SUV nascido de um hatch
>>Comparativo: Nivus Highline e Tracker LT são tão iguais e tão diferentes
>>VW Nivus Comfortline tem custo-benefício sedutor – Avaliação