A nova parceria entre a Volkswagen e a Ford deu origem a diversos modelos e a nova geração da van Transporter é um deles. Ela parece muito com a antiga Kombi que os brasileiros conhecem, terá opção de motorização a diesel, híbrida plug-in ou 100% elétrica, tem novos tamanhos e ganhou até uma versão aventureira.
Segundo informações do portal internacional Motor1.Com, a Transporter é uma espécie de Ford Transit Custom da marca alemã. A sétima geração da van vai chegar apenas em 2025, mas já teve bastante detalhes revelados. Como Transporter, os alemães podem optar por versões de carga, aquela sem janelas traseiras, uma versão que combina assentos e mais espaço para cargas e mais opções.
Também dá para levar apenas passageiros ou então ter longa distância do entre-eixos. A Volkswagen oferece como opcional para as versões da van Transporter modelos de teto alto e com tamanho do entre-eixos alongado. A Caravelle é uma van destinada ao transporte de pessoas e pode ser escolhido em três versões. Por fim, a PanAmericana é uma van com pegada mais comercial e visual aventureiro.
Nova “Kombi” tem opções para todos os gostos
Na Alemanha, o público poderá comprar pela Transporter com diversos tipos de motorização diferente. Para quem preferir, existe o motor turbo diesel TDI, o qual pode ter 109 cv, 148 cv ou 168 cv. A tração integral 4Motion é um opcional para as versões mais potentes. O modelo de 148 cv tem o câmbio automático de oito marchas como opção, já o mais potente traz a transmissão de série.
Há também os Volkswagen Transporter eHybrid, com a tecnologia híbrida plug-in de 229 cv. Os compradores também já podem reservar a variante 100% elétrica da van. Ela pode ter 134 cv, 215 cv ou 281 cv e mais uma bateria com 64 kWh de capacidade. A autonomia ainda não foi revelada. A tração é traseira e uma variante com tração integral e 100% elétrica virá mais para frente.
Uma versão com potência mais comedida e bateria menor será destinada ao uso urbano. No quesito medidas, a Transporter normal tem 5,05 m de comprimento, entre-eixos de 3,10 m, largura (sem espelhos) de 2,03 m, altura de 2,01 m, espaço para carga de 2,60 m e volume de carga de 5.8 mil litros. Já as versões alongadas possuem 5,45 m de comprimento, espaço de carga de 3 m e o volume de carga de 9 mil litros.
Na cabine, os destaques são o painel de instrumentos digital de 12 polegadas, a central multimídia com conectividade Android Auto e Apple CarPlay de 13 polegadas, volante multifuncional, freio de mão eletrônico e painel alto. Tomadas do tipo USB-A e USB-C também foram incorporadas. Faróis de lanternas de LED, partida por botão, leitor de placa de trânsito, alerta de mudança de faixa e mais itens são de série.
Voltada para o transporte de pessoas, a Volkswagen Caravelle traz nove assentos, novos revestimentos para os bancos, airbags laterais, 10 alto-falantes já na versão básica. A intermediária, Life, tem ar-condicionado, rodas de liga leve de 16 polegadas e mais equipamentos. A Style é a mais cara e vem equipada com detalhe cromado a dianteira, rodas de 17 polegadas, vidros escurecidos na traseira e mais novidades.
Banco de couro sintético, ar-condicionado de três zonas também são de fábrica. A Caravelle Style pode ter 14 alto-falantes e subwoofer da Harman Kardon e até teto panorâmico. A capacidade de carga útil da nova geração da Transporter é de 1.33 tonelada e o reboque pode puxar até 2.8 toneladas.
Por fim, os alemães podem optar pela Volkswagen Transporter PanAmericana, uma van de trabalho com pegada aventureira. Ela se diferencia das demais versões por trazer detalhes da carroceria escurecidos, soleiras de aço inoxidável, bancos exclusivos com nome da versão, rodas Indianápolis escurecidas de 19 polegadas e mais itens. A Transporter mais barata parte de cerca de R$ 229 mil e não há confirmação de vinda para o Brasil.
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