
Montadoras como Ford e Mitsubishi têm reutilizado nomes de carros clássicos em modelos completamente diferentes dos originais. O caso mais evidente ocorreu com Eclipse Cross e Capri. Antes conhecidos como esportivos icônicos, agora são SUVs. A Volkswagen decidiu seguir caminho oposto e se comprometeu a corromper seus clássicos.
Em entrevista à revista Autocar, Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, deixou claro que não vai reciclar nomes em modelos que não tem relação com o real DNA do modelo. Isso explica o fato de que o novo Volkswagen Tera não foi chamado de Gol SUV, como vinha sendo informalmente designado. Ou até a ID.Buzz ser chamada de Kombi.
Durante a conversa, o nome do cupê esportivo Scirocco foi levantado e Thomas foi bem enfático: “o Scirocco é um carro muito especial. Eu posso nomear vários outros, mas se não reflete o DNA do carro original em um senso muito forte, então preferimos dar outro nome ou fazer outra coisa”.
![Volkswagen Scirocco [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/05/n0lSNNSc-volkswagen_scirocco_2_edited-1320x791.webp)
A discussão surgiu após consumidores europeus criticarem a Ford por nomear um SUV cupê elétrico, baseado no Volkswagen ID.5, de Capri. “Pelo feedback dos consumidores, é um erro. Se você chama um carro de GTI, tem que ser um GTI. É o nosso modelo, precisa ser verdadeiro aos seus genes”, completa Schäfer.
Diante desse aspecto, nunca veremos um Fusca, Gol, Santana e outros nomes tão importantes para a história da Volkswagen voltando como um carro elétrico ou também como SUV.

Qual carro clássico a Volkswagen deveria voltar a vender? Conte nos comentários.