
A eletrificação passou a ser um caminho sem volta, e a Volkswagen produzirá os SUVs Nivus e T-Cross com tecnologia híbrida na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista.
Ambos os utilitários esportivos serão construídos sobre a nova plataforma MQB Hybrid. Com a introdução da tecnologia híbrida, os modelos T-Cross e Nivus terão dimensões maiores em relação à geração atual, que passou por atualizações no ano passado.
Mesmo assim, eles permanecerão no segmento de SUVs compactos. Atualmente, o T-Cross parte de R$ 119.990, enquanto o Nivus inicia em R$ 143.490. Segundo o site Autos Segredos, a nova geração do T-Cross terá lançamento previsto para 2027, e o SUV-cupê Nivus, chegará ao mercado em 2028.


Propulsão híbrida no T-Cross e no Nivus
Embora recebam mudanças futuramente, o T-Cross seguirá como um SUV tradicional, enquanto o Nivus manterá sua carroceria no estilo coupé. A transferência da produção do Virtus para a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, faz parte da estratégia da Volkswagen para viabilizar a fabricação do T-Cross em São Bernardo do Campo (SP).
A mudança da linha de produção do Virtus também abrirá espaço para a chegada da nova caminhonete da Volkswagen, conhecida como Projeto VW 247 ou Udara. O utilitário contará com o sistema híbrido leve (MHEV) de 48V combinado ao motor 1.5 TSI flex.

Esse motor, da família EA211 — que atualmente inclui os propulsores 1.4 e 1.0 tricilíndrico —, também equipará o T-Cross e o Nivus. O 1.5 TSI opera no ciclo Miller, permitindo que as válvulas de admissão permaneçam abertas durante a fase de compressão dos pistões.
Com o uso do turbo, o compressor empurra a mistura ar/combustível de volta aos cilindros, aumentando a eficiência do motor. Na versão a gasolina, são 150 cv e 25,5 kgfm. No entanto, com o sistema flex, os números de potência e torque devem ser ainda maiores.

A confirmação do sistema PHEV
A Volkswagen confirmou que o T-Cross e o Nivus terão o sistema híbrido plug-in (PHEV) em trabalho ao conjunto ao propulsor 1.5 TSI. O câmbio não será mais o automático de seis marchas, mas sim um automatizado de dupla embreagem com sete velocidades.
Na Europa, o motor 1.5 TSI é combinado ao sistema híbrido plug-in (PHEV) com duas unidades elétricas — uma atuando como gerador e a outra de tração. A potência combinada chega a 204 cv, e a energia é armazenada em uma bateria com capacidade entre 10,6 e 19,7 kWh.

Além disso, não será surpresa se a Volkswagen optar por também introduzir um sistema híbrido convencional (HEV) no motor 1.5 TSI, elevando sua potência para algo entre 170 cv e 180 cv. Do montante de R$ 16 bilhões que a marca destinará ao Brasil, a fábrica Anchieta ficará com R$ 7,2 bilhões destinados a nova plataforma e aos dois novos SUVs da marca.
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