.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Copa Tera?

Volkswagen prepara série de corridas com o Tera em versão tcheca na Índia

Assim como acontece a copa Hyundai HB20 no Brasil, a Volkswagen vai organizar uma competição com o Skoda Kylaq, o primo tcheco do VW Tera

Skoda Kylaq, primo do Volkswagen Tera, na cor verde de frente estacionado de traseira em frente a um prédio
Skoda Kylaq [Divulgação]

Enquanto a Volkswagen prepara o lançamento do Tera no Brasil para o Carnaval, lá na Índia, o seu primo tcheco, o Skoda Kylaq, vai virar carro de corrida. Na tentativa de promover uma imagem de marca divertida, a Skoda terá um campeonato exclusivo com o seu SUV de entrada, que é parente direto do VW Tera. Mas com motor de Golf GTI!

Ao invés de usar o já conhecido 1.0 TSI, segundo informações da revista Autocar India, a Skoda vai colocar o motor 2.0 TSI quatro cilindros turbo do Golf GTI debaixo do capô do primo do Tera. Ele terá o mesmo acerto do Skoda Octavia RS, que entrega 265 cv, mas que pode chegar a 300 cv na versão de competição.

Além do motor mais potente, o primo tcheco do Volkswagen Tera receberá pneus especiais, gaiola de proteção, suspensão retrabalhada e mais baixa, além de freios novos mais potentes. O interior será totalmente depenado, deixando apenas o essencial, tudo para aliviar o peso e tornar o SUV mais rápido.

Skoda Kylaq, primo do Volkswagen Tera, na cor verde de frente estacionado em frente a um prédio
Skoda Kylaq [Divulgação]

A ideia da Volkswagen com esse campeonato é promover o Kylaq entre as audiências jovens e promover o primeiro campeonato com SUV da Índia. Vale lembrar que, por lá, a Volkswagen já fez copas com Polo, Ameo (Virtus curto) e Vento (geração anterior do Virtus). Aqui no Brasil, não há planejamento de competições usando o VW Tera. 

Volkswagen Tera no Brasil

Vale ressaltar que o Volkswagen Tera será lançado no Brasil na próxima semana durante o Carnaval. O SUV subcompacto foi desenvolvido no nosso país junto da Skoda, o que rendeu o Kylaq para a Índia. Ele terá motor 1.0 TSI no acerto 170 TSI de 116 cv e 17,3 kgfm de torque com opção de câmbio manual ou automático de seis marchas.

Volkswagen Tera branco com partes pretas, visto de frente e com faróis acesos
Protótipo do Volkswagen Tera [Carscoops/ Reprodução]

As versões mais sofisticadas serão batizadas como High e Comfort, sem o sufixo line que vem nas versões Highline e Comfortline de outros Volkswagen. Haverá ainda uma variante de entrada com motor 1.0 MPI três cilindros aspirado e câmbio manual de cinco marchas. Essa variante não deve ter nome específico, repetindo o que é feito com o Polo.

Você acha que um campeonato de corridas com um SUV é uma ideia boa? Está ansioso pelo lançamento do Volkswagen Tera? Conte nos comentários.