Visando cortar custos para aumentar a lucratividade, a Volkswagen está seriamente cogitando fechar duas fábricas na Alemanha. As duas plantas são importantes para a marca dona de Polo, T-Cross e Nivus. Só que, como atualmente as linhas de montagem são usadas para modelos de nicho, eles podem ser facilmente transferidos.
De acordo com a revista Autocar, as fábricas de Dresden e Osnabruck estão na linha tênue e podem ser fechadas a qualquer momento. Atualmente, a linha de produção de Osnabruck faz os Porsche 718 Cayman e 718 Boxster. Ambos vão sair de linha em breve, o que deixaria o terreno livre.
Entretanto, a planta também produz o exótico SUV conversível Volkswagen T-Roc. Ainda que seja o conversível de marca generalista mais vendido da Europa, é um carro com cerca de mil unidades vendidas por mês no continente inteiro. Ou seja, não é o tipo de automóvel tão rentável.
Além dessa fábrica, a Volkswagen também cogita fechar a unidade de produção do ID.3, localizada em Dresden. A fábrica é relativamente nova, sendo erguida em 2002 para a produção do sedã luxuoso Phaeton. Assim como o Phaeton foi um fracasso nas vendas, o ID.3 está abaixo do esperado pela marca.
É mais fácil para a Volkswagen transferir a produção do hatch elétrico para outra unidade do que manter a cara fábrica alemã em funcionamento para um veículo que não vende o tanto que deveria. Agora resta saber se a marca vai fechar ou não suas unidades na Alemanha.
Brasil, não se preocupe
Enquanto isso no Brasil, a Volkswagen comemora com crescimento nas vendas e investimentos altos feitos em todas as unidades fabris. A marca promete lançar 16 carros novos no país até 2028, contando com elétricos, híbridos e carros flex. Alguns já foram revelados, como T-Cross e Amarok reestilizados.
Ao contrário da Alemanha, que tem fábricas ameaçadas, a Volkswagen do Brasil investirá R$ 9 bilhões no nosso país até 2028, com aportes específicos feitos em todas as suas fábricas. A marca já anunciou que a linha de São Bernardo do Campo terá dois novos carros, São José dos Pinhais fará uma picape, enquanto Taubaté vai fabricar o Gol SUV.
Qual seu Volkswagen preferido? Conte nos comentários.