![Volkswagen Passat [divulgação] Volkswagen Passat [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/11/volkswagen_passat_gte_71_edited-990x556.jpg)
Enquanto aqui no Brasil temos cada vez menos peruas no mercado, lá na Europa a história é outra. Prova da preferência local pelas station wagons é que o Volkswagen Passat deverá morrer ao fim dessa geração em sua versão sedã, sendo mantido apenas na perua Variant. O que deve ocorrer apenas depois de 2023.
A força da Variant na linha Passat é inegável. De acordo com dados do Car Industry Analysis, 85% das vendas da família em 2020 na Europa foram representadas pela perua. Com o segmento de sedãs encolhendo ainda mais, a Volkswagen não vê muita justificativa para ter uma nova geração do Passat sedã.
Segundo o Automotive News Europe, a Volkswagen planeja focar no Skoda Superb no segmento de sedãs. Ele é um pouco maior que o Passat, tem abertura do porta-malas como um hatch (o vidro sobe junto da tampa traseira), além de vender substancialmente mais que o primo alemão.
O que é certo é que o lugar do Passat sedã deve ser ocupado por um elétrico da linha ID quando sair de linha em 2023. O possível ID.5 ou ID.6 deverá ser a versão de produção do conceito ID. Vizzion. Ele também tomará o lugar do cupê de quatro portas Arteon (CC na China).
>>Volkswagen compra 50% da JAC oficialmente
>>VW Passat Variant é carro mais vendido da Alemanha e peruas dominam
>>Peruas têm metade das vendas de Corolla, Logan e Classe C na Europa