Novidades

Volkswagen mostra novo Polo GTI em Frankfurt

Hatch traz motor 2.0 turbo de 200 cv e 32,6 kgfm

Três meses depois de ser revelado mundialmente (e posteriormente confirmado para o Brasil), o Polo de sexta geração agora também exibe suas formas no Salão de Frankfurt em sua versão “malvada”: GTI.

Em relação ao modelo convencional, o estilo do Polo GTI se difere pela clássica grade dianteira com filete vermelho na base, além de faróis de máscara negra, rodas de 17 polegadas (as de 18” são opcionais), saída de escape com ponteira dupla e logos “GTI” espalhados pelo carro.

Na cabine, o destaque fica para as costuras vermelhas no volante e manopla de câmbio e, claro, para os famosos bancos com revestimento de tecido xadrez. O painel de instrumentos digital Active Info Display tem 10,2 polegadas, enquanto a central multimídia pode ter 6,5 ou 8 polegadas.

Após cinco gerações, o Polo GTI adota um motor de 2,0 litros com turbocompressor, que gera 200 cv (8 cv a mais que o anterior) e 32,6 kgfm de torque. É basicamente o 2.0 TSI do Golf, mas que no hatch médio rende 220 cv e 35,7 kgfm. Num primeiro momento, o Polo GTI chega com a caixa automatizada de dupla embreagem DSG de seis velocidades, com o câmbio manual de seis marchas chegando no ano que vem. Segundo a Volkswagen, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e alcança a velocidade máxima de 237 km/h.

Volkswagen Polo GTI (divulgação)

Por fim, o Polo GTI tem suspensão esportiva, trazendo como opção a suspensão “Sport Select” com amortecedores ativos, dotado de dois modos: Normal e Sport. Há ainda seletor de modos de condução disponível em quatro estágios: Normal, Sport, Eco e Individual — que alteram características de direção, motor e câmbio.

Enquanto a versão “normal” do Polo chega ao mercado brasileiro em novembro, o Polo GTI não tem previsão de ser produzido por aqui e nem ser importado.

Veja mais:

>> Tecnológico, novo VW Polo terá motor 1.0 TSI de 128 cv

>> Mercedes-AMG Project One: um Fórmula 1 para as ruas

>> Mini Electric antecipa futuro elétrico em Frankfurt