A Volkswagen tem os emblemas GTI e R como marcantes em toda sua trajetória. Contudo, atualmente sua linha de elétricos utiliza o emblema GTX para denominar aqueles modelos mais apimentados e que arrancam sorrisos dos seus condutores. Só que, segundo o CEO da marca, o passado voltará a ser presente em breve.
Thomas Schäfer disse em entrevista ao portal Autocar o que o futuro aguarda. Para o empresário, os futuros esportivos elétricos da marca alemã vão abandonar a sigla GTX e em seu lugar voltarão a serem batizados como GTI ou R. Ele disse que os GTX eram os elétricos esportivos que utilizam a plataforma MEB, mas os futuros lançamentos voltarão a contar com os icônicos nomes do passado.
Um dos futuros carros elétricos esportivos da Volkswagen que pode voltar a utilizar a sigla GTI é o ID. Ele é uma espécie de hatch médio que será lançado em meados de 2027 e virá para substituir o atual Golf GTI no mercado internacional. Thomas ainda disse que os executivos estão moldando a volta dessa sigla ao mercado.
E como ficam os atuais GTX?
Por sua vez, a linha R ainda segue misteriosa. A montadora alemã quer que toda essa linha se torne exclusivamente elétrica até 2030. Provavelmente, o Golf Mk9 com recursos como tração integral seja o primeiro modelo a ganhar o emblema R, mas deve dar o ar da graça somente em 2029.
Thomas ainda finalizou dizendo que os futuros Volkswagen GTI e R elétricos serão bem demarcados e por isso os seus executivos estão pensando bem em como desenvolvê-los. Questionado acerca de mudar os atuais GTX como é o caso da minivan ID.Buzz, Thomas afirmou que os modelos de hoje seguem esse nome e não serão rebatizados.
Será que os futuros GTI e R elétricos virão ao Brasil dar uma voltinha? Você teria um carro elétrico esportivo? Conte nos comentários
>> Qual a caminhonete com a maior caçamba do Brasil?
>> Matchbox, marca icônica de carrinhos, vai lançar filme live action
>> Mitsubishi se casa com a Nissan para ter novo carro elétrico