.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Um Jetta com mais tempero

Volkswagen lançará novo Jetta cupê que deixa qualquer brasileiro babando

Exclusivo da China, novo Volkswagen Lamando L é o irmão esportivo do Jetta e que é desejado pelos brasileiros há muito tempo

Volkswagen Lamando L vermelho de frente em um fundo branco com uma plataforma giratória
Volkswagen Lamando L [Ministério de Patentes China]

Desde sempre, o Volkswagen Jetta sempre foi um sedan mais careta, mesmo o modelo mais novo. Só que a marca alemã, percebendo isso, oferece um irmão mais atrevido para ele na China. O Volkswagen Lamando L faz o mesmo papel do antigo Passat CC, mas no andar de baixo. Agora pesadamente reestilizado, o modelo deixa os brasileiros passando vontade.

Revelado antes da hora pelo ministério de patentes da China, o Volkswagen Lamando L 2026 terá novidades visuais substanciais para se renovar. Ele adota a nova linguagem visual da marca, que tem como inspiração modelos como os novos Tiguan e Tera. Isso fica evidente na dianteira, onde a grade frontal ficou bem maior.

Ainda que a abertura de ar propriamente dita seja pequena e na parte inferior, uma sessão de plástico preto brilhante enorme traz força para a dianteira do Lamando L. Além disso, ele conta com pequenos elementos em L cromados para dar elegância. Os faróis receberam novo layout interno, mais elegante, e são conectados por uma barra preta.

Volkswagen Lamando L vermelho de traseira em um fundo branco com uma plataforma giratória
Volkswagen Lamando L [Ministério de Patentes China]

Novo irmão do Jetta usa roda de Polo

Chama atenção na lateral a presença de rodas de liga-leve com o exato mesmo desenho das versões intermediárias do Volkswagen Polo (170 TSI manual e Comfortline), mas na mesma cor dos basicões Track e Robust. O perfil do Lamando L é o que mais o diferencia do Jetta, ao apresentar teto baixo, vidro traseiro inclinado e músculos nas laterais.

Na traseira, as mudanças são pontuais, mas de grande efeito. A lanterna traseira interligada tem novo layout interno de luzes, mas o logotipo da Volkswagen deixa de acender. Além disso, o para-choque tem novo layout com cromado na parte inferior. A placa segue no para-choque para trazer um ar mais esportivo ao modelo.

Motor turbo mais potente

Imagens internas não foram reveladas, mas a parte mecânica vazou pelo departamento de patentes da China. Assim como o novo Jetta por lá, seu primo cupê conta com motor 1.5 TSI quatro cilindros turbo com 158 cv, um aumento de 10 cv em relação ao modelo anterior. A transmissão é sempre automatizada de dupla embreagem DSG com sete marchas.

Você acha que o Volkswagen Lamando L deveria ser vendido em outros mercados além da China? Faria sucesso no Brasil? Conte nos comentários.