O dia 2 de setembro é bastante especial para a Volkswagen no Brasil. É neste dia que a montadora alemã comemora o Dia Nacional da Kombi. Como é uma data importante, a marca fez um evento e lançou um novo programa, batizado de Garagem Volkswagen e que promete contar a história da fabricante e homenagear seus carros clássicos.
A Garagem Volkswagen é uma página especial criada no Instagram e todo o projeto já era debatido pelos executivos da montadora há um bom tempo. Ele é o primeiro projeto desse estilo de contar a história da empresa fora da Alemanha. Já existe um espaço dedicado a guardar os modelos mais marcantes da fabricante e é de lá que saem as novidades.
Este acervo tem 1.4 mil metros quadrados de extensão, já recebeu mais de seis mil visitantes e conta hoje com 37 carros diferentes expostos. Eles variam de protótipos, clássicos, séries especiais e limitadas, modelos voltados para competições e até veículos criados para serem exibidos em eventos automotivos.
Tem mais novidades
A página vai recontar os principais detalhes da trajetória da Volkswagen por aqui. Durante o evento, um dos executivos revelou que a primeira planta da marca no Brasil foi no bairro do Ipiranga e que em 71 anos de atuação no mercado brasileiro, mais de 25 milhões de veículos já foram fabricados.
O principal objetivo da Garagem Volkswagen é que ela funcione como um museu da fabricante. Ou seja, as publicações feitas nas redes sociais vão dar detalhes dos carros expostos e também contar um pouco da trajetória dela. Um dos resultados desse projeto é atrair o público de uma forma nostálgica e afetiva.
Seu principal público-alvo são os colecionadores e fãs da marca. Aliás, são eles e os entusiastas por carros clássicos que mais devem interagir com a montadora. Outro destaque contado no evento de lançamento do projeto é que nas buscas na internet por carros clássicos, dominam o ranking a Kombi e o Fusca, sendo este último o líder de pesquisas.
Recentemente, uma Volkswagen Kombi toda camuflada foi flagrada andando pelas ruas de São Paulo. Foi contado que ela fazia parte da divulgação do projeto. Ela se trata de um modelo fabricado em 2013 e nunca havia saído das instalações da marca. De acordo com André Drigo, gerente executivo de desenvolvimento do veículo completo e engenheiro de protótipos e clássicos, o programa terá novidades.
André disse que ainda existem outros 50 carros clássicos que precisam de uma restauração detalhada para entrarem neste acervo. O mais interessante que ele disse é que todos esses automóveis são funcionais, então estão aptos para darem uma voltinha. O objetivo principal da identidade visual da Garagem Volkswagen é dar a ideia ao público de estar visitando um museu.
O fotógrafo Christian Castanho foi o responsável por fotografar os veículos que serão postados no Instagram do projeto. O modelo terá diversas fotos publicadas e os principais detalhes ganharão o devido destaque. Essa página especial ainda contará com interação para o público, vai haver um podcast e a marca ainda venderá certificados para os veículos clássicos.
Para quem quiser ouvir mais novidades e histórias da Volkswagen e seus carros, o podcast será comandado pelo jornalista automotivo Rodrigo Mora. Ele tem expertise para falar de carros clássicos e quatro episódios já foram gravados e devem ser divulgados ainda este ano.
Já o certificado foi criado pois a marca alemã é uma das que mais possui carros colecionáveis no mercado brasileiro hoje. Ela quer dar esse sentimento de nostalgia e pertencimento aos donos dos modelos. Além disso, seu acervo é o maior se comparado com outras montadoras instaladas na América do Sul. O valor cobrado pelo certificado é enviado para o setor de restauração dos veículos.
As visitas do público ao espaço só serão liberadas no próximo ano. Hoje, já é debatido um plano de expansão deste acervo. Só que, isso acontecerá apenas em 2025. Na conta do Instagram, a Garagem Volkswagen vai proporcionar informações sobre encontros automotivos, terá uma garagem virtual, os donos dos automóveis clássicos mostrarão seus rostos e até peças originais dos veículos serão vendidas.
Para finalizar o lançamento do projeto, os executivos pontuaram que dia 3 de outubro o público pode esperar por uma nova grande novidade na Garagem Volkswagen.
O que achou dessa ideia da montadora alemã? Já está seguindo a página no Instagram? Conte nos comentários