Muitos reclamam que os carros da Volkswagen são parecidos demais entre si. Vez ou outra isso é verdade, mas a marca tenta trazer importantes diferenciações entre seus modelos. Mas lá na China ela prepara algo bem diferente de seus padrões: a segunda geração do cupê de quatro portas Lamando.
Com porte de Jetta e visual mais esportivo, o Volkswagen Lamando é vendido desde 2014 por lá e também nas Filipinas. Tem como destaque o visual esportivo e a opção de versão GTS com motor de Golf GTI. Mas como o mercado de sedãs ainda ferve na China. Chegou a hora de receber uma nova geração.
Ele será construído sobre a plataforma MQB Evo, uma versão melhorada e reforçada da MQB que está no VW Taos e Tiguan. Com a mudança, ele saltará dos atuais 4,59 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,42 m de altura para 4,78 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,46 m de altura.
Ou seja, o novo Lamando é 19 cm mais longo que o modelo anterior, 1 cm mais largo e 4 cm mais alto. Isso fez com que ele chegasse ao patamar do Audi A5 Sportback em tamanho. Tanto que algumas linhas entre eles parecem compartilhadas. Na prática, o Lamando se tornará o A5 Sportback das massas.
T-Cross e Nivus têm
Na dianteira, o capô longo e baixo tem vincos fortes que reforçam o desenho agressivo dos faróis. Eles tem formato arredondado que faz lembrar do antigo Hyundai Elantra, mas contam com iluminação full-LED. Um filete luminoso liga o conjunto óptico ao logotipo centralizado.
O maior destaque da dianteira vai para a enorme abertura de ar que forma um sorriso na dianteira do Lamando – um elemento de estilo visto pela última vez na Volkswagen somente no up!. A grade pode ter pontos cromados nas versões mais caras. Já o capô tem abertura estendida até a lateral, tal qual no Audi A5.
Linha de cintura bem marcada, teto baixo e vidro traseiro bem inclinado dão o tom de cupê para o Volkswagen Lamando. Outro elemento que ajuda nisso é sua traseira alta e com tampa curta. As lanternas são conectadas por uma barra escurecida como no Nivus e no T-Cross. O Lamando é o primeiro Volks que não é um SUV a apresentar esse layout.
O interior ainda não foi revelado, assim como sua motorização. Lá na China, a atual geração é oferecida com duas opções de motor. As versões de entrada usam o 1.4 TSI quatro cilindros turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Já o Lamando GTS, tem motor 2.0 TSI de 220 cv e 35,7 kgfm.
>>Volkswagen Golf Variant R é belíssima e faz drift como gente grande
>>Peugeot 208 vende mais que VW Polo e Renault Sandero em junho
>>VW tem 2 Polo, 3 Passat, 3 T-Cross e 2 Jetta vendidos simultaneamente