Os sedãs podem estar em extinção, mas ainda encontram seu público ao oferecer uma dirigibilidade mais baixa e conectada do que a oferecida pelos utilitários esportivos. A Nissan atualizou recentemente o Sentra em nosso mercado, enquanto, no exterior, o Volkswagen Jetta e Jetta GLI receberam retoques estéticos e outros aperfeiçoamentos.
Com um design revigorado e mais sofisticado, o sedã da Volkswagen recebeu uma dianteira totalmente nova, incluindo uma grade frontal afilada ladeada por faróis de LED com luzes de condução diurna em formato de “L” deitado.
O para-choque assumiu ares mais esportivos e a paleta de cores exteriores agora inclui as tonalidades Monterey Blue Pearl e Monument Gray. Completam a parte externa do sedã a traseira repensada, com a tampa do porta-malas exibindo uma barra que conecta as lanternas, além das novas rodas, que podem ser de 17 ou 18 polegadas.
Ao abrir a porta, o interior não sofreu mudanças dramáticas, mas incluiu um novo painel e um sistema multimídia de 8 polegadas, substituindo o anterior de 6,5 polegadas. Outras atualizações incluem o ar-condicionado Climatronic Touch, com comandos táteis, similar ao do VW Taos Highline 250TSI à venda em nosso mercado.
Versões atualizadas
No exterior, a versão SE do Volkswagen Jetta recebeu alguns itens antes reservados para a SEL, incluindo carregador de smartphone por indução, assentos revestidos de couro perfurado de dois tons, controle de voz e rádio via satélite SiriusXM.
A configuração SEL tem os bancos revestidos de couro perfurado em combinação marrom e preto, enquanto o GLI traz assentos em couro perfurado em cinza, vermelho e preto, com costuras em vermelho, além da introdução do volante aquecido.
Todos os Volkswagen Jetta vêm equipados com o conjunto IQ.Drive de assistência ao motorista. O sistema inclui assistentes dianteiro/de viagem e controlador de velocidade adaptativo com função Stop&Go. Além disso, o pacote de segurança também inclui assistente de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro e alerta de pontos cegos.
Quais são os motores do Volkswagen Jetta?
Sob o capô, está o motor de quatro cilindros 1.5 turbo, conectado ao câmbio automático de oito marchas, rendendo 158 cv.
Já a variante GLI traz um motor de quatro cilindros 2.0 turbo, com opções de câmbio manual de seis marchas ou de dupla embreagem e sete velocidades, oferecendo 228 cv e 35,5 kgfm. Não houve mudanças nos números de desempenho.
Ele se diferencia das demais versões pelos freios mais potentes, diferencial de deslizamento limitado, suspensões com amortecimento adaptativo e escape esportivo.
No mercado estrangeiro, o sedã está programado para chegar até o final do terceiro trimestre de 2024. Falando dos preços, o do Jetta S na linha 2025 começa em US$ 20.995 (aproximadamente R$ 114.046, em conversão direta, excluindo os impostos e as taxas).
O que você achou do novo design do Volkswagen Jetta? Escreva nos comentários a sua opinião!