VW + Xpeng - JAC = ?

Volkswagen ignora a JAC e faz parceria com outra chinesa

Volkswagen ID Buzz - Kombi elétrica [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen ID Buzz - Kombi elétrica [Auto+ / João Brigato]

De olho no rápido crescimento e massiva dominação das marcas chinesas no segmento de elétricos, a Volkswagen assinou uma nova parceria com a Xpeng. A dupla concordou em desenvolver conjuntamente sistemas elétricos e eletrônicos para criar uma nova arquitetura para carros elétricos. O primeiro fruto da parceria será lançado em 2026. Mas e a JAC?

Para quem não se lembra, em 2020, a Volkswagen comprou 75% das ações da JAC justamente para acelerar o desenvolvimento de carros elétricos. Ainda que focada em baixo custo, a parceria VW e JAC deveria render novos modelos, mas isso não aconteceu até agora. O máximo foi uma supervisão da alemã em alguns modelos da chinesa.

Como a parceria está minguando, a Volkswagen partiu para cima de outra chinesa, a Xpeng. Há um ano, a alemã comprou 4,99% das ações da chinesa, visando uma parceria futura. Agora, com o acordo assinado, o desenvolvimento será focado em uma nova arquitetura elétrica e eletrônica voltada a modelos EV.

Xpeng P7 [divulgação]
Xpeng P7 [divulgação]

Para a China somente?

Focada na China, essa parceria levou à criação de dois centros de projeto, um em Guangzhou e outro em Hefei, para que engenheiros das duas marcas trabalhem juntos. A ideia é que o primeiro carro elétrico feito em parceria seja lançado em 2026, dando um prazo de somente 24 meses para o desenvolvimento completo.

Em comunicado oficial, Ralf Brandstätter, membro do grupo de diretores da Volkswagen, afirmou que “com o desenvolvimento conjunto de uma moderna arquitetura elétrica e eletrônica em que ambos os parceiros contribuem com expertise tecnológica, nós daremos um passo juntos. De 2026 em diante, todos os carros elétricos da VW na China terão essa eficiente e poderosa arquitetura”.

Xpeng G6 [divulgação]

O que está programado é que serão lançados dois modelos de porte médio, sendo um deles um SUV. Além disso, a VW China tem em desenvolvimento a plataforma CMP (China Main Platform) que, apesar de ter o mesmo nome da base da Stellantis, é outra. A base servirá tanto para a FAW-VW quanto para a SAIC-VW com ao menos quatro carros já programados.

O que você acha dessa parceria Volkswagen e Xpeng? E a JAC, como fica? Conte nos comentários.