Depois de muito suspense, a Volkswagen revelou por completo a reestilização do Golf R. O hatch médio tem novo visual exterior, interior com novidades em tecnologia, motor com mais de 330 cv, melhorias mecânicas em prol da condução e até inclusão do ChatGPT.
O Golf R reestilizado foi apresentado juntamente com a variante perua. Na dianteira, eles trazem novos faróis de LED com a tecnologia IQ.Light e interligados, emblema da montadora alemã iluminado e para-choque com linhas mais agressivas. Nas laterais, as capas dos retrovisores possuem acabamento cromado fosco, saias laterais esportivas e as rodas podem ser de 18 ou 19 polegadas.
Aliás, elas são de liga leve forjada com 8 kg (cada) e desenhadas pela Warmenau, beneficiando o resfriamento dos freios. Desse modo, o peso final do Volkswagen Golf R ficou mais leve antes da atualização visual.
Até o Batman vai querer esse Golf
Indo para a traseira, as lanternas são novas e contam com o sistema 3D LED e flash dinâmico. Há um novo difusor pintado de preto brilhante e quatro saídas de escape. Segundo a Volkswagen, o som que essas peças produzem foi melhorado e aumenta a sensação de esportividade ao volante.
Em determinados mercados, o Volkswagen Golf R reestilizado pode contar com a versão Black Edition. Ela se diferencia pelos apliques escurecidos na carroceria, como rodas, pinças de freio, faróis, emblemas e até a ponteira de escape. Esta versão já vem equipada de série com o kit Performance.
O interior do Golf R conta com nova central multimídia de 12,9 polegadas. Além da tela maior, o sistema ganhou melhorias e gráficos aprimorados. O portal Carscoops ainda disse que o painel de instrumentos é digital de 10,2 polegadas – com o kit Performance, o hot hatch mostra até informações de navegação.
Também são novidades os botões do ar-condicionado e os controles do volante. O acabamento traz detalhes azulados, bancos esportivos e até imitação de fibra de carbono em algumas superfícies da cabine. Já as pedaleiras são de aço inoxidável e a cabine oferece iluminação ambiente configurável em 30 opções de cores.
Sob o capô, o motor de quatro cilindros 2.0 turbo rende 333 cv e 42,8 kgfm. Ele trabalha conjuntamente ao câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas. A tração é integral 4Motion e há vetorização de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 4,6 segundos.
Com o kit Performance, a velocidade máxima sobe para 270 km/h. As vendas do novo Golf R na Europa começam em breve e somente no próximo ano é que os Estados Unidos poderão conhecê-lo. A vinda ao Brasil ainda não foi confirmada.
O que achou do novo Volkswagen Golf R? Conte nos comentários