Hatch bem apimentado

Volkswagen Golf GTI Mk 8.5 marca presença no Rock in Rio

A Volkswagen trouxe para seu estande no Rock in Rio uma unidade do Golf GTI Mk 8.5 e o modelo impressiona pela imponência e potência

Volkswagen Golf GTI
Novo Volkswagen Golf GTI [divulgação]

Para iniciar o Rock in Rio 2024 com o pé direito e fazendo bastante bagunça, a Volkswagen trouxe uma unidade exclusiva do Gol GTI Mk 8.5 ao Brasil. O icônico esportivo será exposto no estande da marca alemã, que é patrocinadora do evento musical, e estará posicionado ao lado de um outro modelo da primeira geração.

A principal razão para essa exposição especial é que o Golf comemora 50 anos de fabricação em 2024. Ele estará estacionado em um espaço especial no estande da fabricante, bem próximo do palco Mundo. Contudo, a Volkswagen já foi questionada se ele virá de fato ao Brasil. Seus executivos disseram que ele ainda é estudado, principalmente sobre a logística de envio.

O Volkswagen Golf GTI Mk 8.5 exposto já é visto com seu visual reestilizado. Ele foi testado recentemente pelos jornalistas europeus. Seu visual traz linhas mais retas e encorpadas. Seus faróis contam com a tecnologia ID.Light e são interligados por uma barra iluminada. Aliás, até o emblema da fabricante pode ficar aceso. Nas laterais, essa unidade traz rodas escurecidas de 19 polegadas, que lá fora é um opcional.

Volkswagen Golf GTI
Volkswagen Golf GTI [Auto Esporte / @exoticsbrazil]

Se vier, já tem rivais bem marcados

Seus freios possuem a pinça pintada de vermelho, o que dá um ar agressivo ao hatch médio. Na traseira, se destacam suas lanternas que invadem a tampa do porta-malas, o para-choque saliente e as duas saídas de escapamento cromadas. Seu porta-malas acomoda 374 litros.

Mas, é debaixo do capô desse Volkswagen Golf GTI Mk 8,5 que ele quer mais chamar a atenção. O que acontece é que ele vem equipado com o motor 2.0 turbo da família EA888, uma evolução do antigo Golf GTI produzido por aqui. Agora, ele rende 265 cv e 37,7 kgfm de torque. O propulsor trabalha em união com o câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de sete marchas.

Novo Golf GTI [divulgação]

Com toda essa potência, o hot hatch médio acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e tem 250 km/h como velocidade máxima controlada eletronicamente. Ele tem ainda um spoiler traseiro integrado ao teto, para melhorar seu nível de downforce. No seu interior, um dos principais destaques é a central multimídia com tela de 12,9 polegadas.

Ela já traz diversas melhorias em seu sistema, tudo para atender às reclamações que os clientes europeus fizeram sobre o sistema usado na geração anterior do hatch. Esse dispositivo possui até integração com o ChatGPT.

Novo Volkswagen Golf GTI
Novo Volkswagen Golf GTI [divulgação]

A última vez que os brasileiros puderam ver um Volkswagen Golf de perto foi o GTE, que era híbrido plug-in. Ele veio em um pequeno lote com 99 unidades e todas foram vendidas em 2020. Lá fora, o público pode se decidir entre essa versão GTI e a R, ambas possuem vocação esportiva.

Em uma entrevista ao Motor1 Podcast, o CEO da Volkswagen para o Brasil, Ciro Possobom, contou que a fabricante estuda trazer de volta o hatch médio apimentado. Ele viria para brigar diretamente com Honda Civic Type R, Toyota GR Corolla, Mercedes-AMG A 45 S 4Matic e mais hatches apimentados.

Novo Volkswagen Golf GTI [divulgação]

Na Alemanha, um modelo parecido ao que segue exposto no Rock in Rio, que começará logo mais, tem preço estimado de cerca de R$ 276 mil.

Você acha que o Volkswagen Golf GTI Mk 8.5 virá ao Brasil? Conte nos comentários