Visual e condução extremos

Volkswagen Golf GTI Clubsport parou no tempo?

O Volkswagen Golf GTI Clubsport é uma variante para quem acha o GTI suave demais. São 296 cv para chegar aos 100 km/h em 5,6 segundos

Volkswagen Golf GTI Clubsport
[Volkswagen Golf GTI Clubsport/Divulgação]

A Volkswagen eliminou a transmissão manual do Golf GTI, mas não aposentou o modelo Clubsport. Essa variante, voltada para os consumidores que consideram o GTI muito pacato, estará de volta a partir do próximo ano. Com uma velocidade máxima de 267 km/h. É o Golf de tração dianteira mais rápido já produzido.

Embora exiba uma estética radical, é difícil ignorar a evolução do Golf GTI normal, enquanto a variante GTI Clubsport parece ter parado no tempo.

O motor 2.0 turbo da família EA888 no Volkswagen Golf GTI produz 262 cv, permitindo um 0 a 100 km/h em 5,9 segundos (era 6,2 segundos), apesar de inalterado o torque de 37,7 kgfm. Já o novo GTI Clubsport mantém os 296 cv e 40,8 kgfm do antecessor, ainda levando 5,6 segundos para chegar aos 100 km/h.

Volkswagen Golf GTI Clubsport
[Volkswagen Golf GTI Clubsport/Divulgação]

A diferença entre eles diminuiu. Mesmo assim, há uma diferença entre o Volkswagen Golf GTI Clubsport e o Honda Civic Type R, que atinge a mesma velocidade em 5,4 segundos e atinge 275 km/h de velocidade máxima (modelo vendido no exterior).

Tanto o Volkswagen Golf GTI quanto o Golf GTI Clubsport agora vêm apenas com o câmbio de dupla embreagem e sete marchas. A variante Clubsport terá uma relação final mais curta, mas não há detalhes sobre as diferenças nas molas e nos amortecedores entre eles. Anteriormente, o GTI Clubsport era mais rígido, e é provável que siga o mesmo caminho.

Volkswagen Golf GTI Clubsport
[Volkswagen Golf GTI Clubsport/Divulgação]

Os compradores do GTI Clubsport ainda terão que pagar a mais pelos amortecedores adaptativos, assim como no GTI padrão. Pelo menos na Alemanha, as rodas de Queenstown de 19″ polegadas” também estão disponíveis no GTI básico, enquanto as rodas forjadas de 19″ (20% mais leves) aparecem na lista de opcionais.

Detalhes exteriores e cabine

O Volkswagen Golf GTI Clubsport exibe detalhes estéticos que o ajudam a se destacar na multidão. Isso inclui o para-choque inferior mais agressivo, com pequenas seções na cor da carroceria, e um spoiler maior acima da janela traseira.

Além disso, o Golf GTI Clubsport também exibem um tratamento preto, além do escape Akrapovic disponível no pacote Race, e um maior limitador de velocidade.

As diferenças internas são limitadas ao tecido padrão ArtVelours nos assentos esportivos, bem como um modo de condução “especial” aprimorado em Nürburgring.

Volkswagen Golf GTI Clubspor
[Volkswagen Golf GTI Clubsport/Divulgação]

Independentemente do modelo GTI escolhido, o interior oferece botões físicos no volante e uma tela multimídia de 12,9″, equipada com o sistema operacional da VW e um assistente de voz com tecnologia ChatGPT nos carros europeus.

O que você acha do Volkswagen Golf GTI? Escreva sua opinião nos comentários.


>>Porsche 911 não terá mais câmbio manual, mas não se desespere

>>Fiat Fiorino beira R$ 120 mil com novo aumento

>>Jeep promete elétrico barato e Avenger pode ser o escolhido