![Volkswagen Golf GTD [divulgação] Volkswagen Golf GTD [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/11/volkswagen_golf_gtd_2_edited-990x556.jpg)
Desde a geração passada, o Volkswagen Golf passou a ter três versões esportivas de base. O GTI, que foi até produzido no Brasil, é o mais potente deles e movido a gasolina. Já o GTE tem na eletrificação sua arma e hoje é o único remanescente da família Golf no nosso país. Já o GTD usa o diesel para entregar muito torque com pouco consumo.
Prova disso é que a o Volkswagen Golf GTD de oitava geração é mais potente e econômico que o modelo anterior. Trocando o problemático e poluidor motor EA189 pelo novo EA288, o Golf GTD agora entrega 200 cv e 40,6 kgfm de torque.
Em contrapartida, o consumo é tão baixo quanto de um híbrido. Segundo a Volkswagen, ele tem média de 22,7 km/l em circuito misto de cidade e estrada. Tudo isso é controlado pela transmissão automatizada de dupla embreagem DSG de sete marchas.
Infelizmente como todos os casos de carros diesel que não são 4×4 ou comerciais, o Brasil não pode receber a nova geração do Golf GTD. Ficamos a ver navios e podemos, inclusive, não ter a oitava geração do hatch médio por aqui, visto que o segmento praticamente morreu.
>>Volkswagen cria Amarok V6 inspirada no Golf GTI com 350 cv
>>Nova VW Golf Variant não vem para o Brasil e a culpa é dos SUVs
>>Toyota prepara Corolla esportivo para brigar com o VW Golf GTI