![VW Volkswagen Gol Last Edition [divulgação] VW Volkswagen Gol Last Edition [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Gol-LE-1-990x556.jpg)
Um dos modelos mais icônicos do Brasil, o Volkswagen Gol, nos deixou na virada do ano depois de 42 anos de serviços. Mas essa história poderia ser bem diferente se a VW da Alemanha tivesse aprovado uma simples mudança nele.
Segundo apuração do Motor1 Argentina, o Volkswagen Gol morreu por conta de um processo chamado BMG, ou em bom alemão, Baumustergenehmigung. Essa sigla é usada para um processo de aprovação dos departamentos de design, homologação, engenharia, vendas e jurídico.
Todo carro do grupo Volkswagen que passará por modificações ou lançado de maneira inédita precisa passar por essa aprovação. O Gol falhou em conseguir a aprovação da sigla para receber controle de tração e estabilidade.
![Volkswagen Gol e Polo Track [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Volkswagen-Polo-Track-11_edited-750x451.jpg)
O estranho é que a Saveiro tem esse item, enquanto o Gol não. Isso se deu por conta da aprovação do BMG para a alteração no projeto da Saveiro muito antes do pedido feito para a mudança no Gol.
Como o Gol já era um projeto bem velho e fora da estratégia da Volkswagen para modelos eletrificados e SUVs, não fez sentido para a Alemanha aprovar uma modificação no veterano. Além disso, a marca se prepara para lançar o projeto 246, popularmente conhecido como Gol SUV e desvendado pelo Auto+.
![Volkswagen Gol SUV (246) [Auto+ / Overboost]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Volkswagen-Gol-SUV-5_edited-750x450.jpg)
>>Polo Track influenciará corte de custos no Gol SUV (246)
>>Volkswagen Polo Track aguenta o tranco do Gol | Impressões
>>Peugeot 208 derruba VW Golf como carro mais vendido da Europa