Será que ele virá ao Brasil?

Volkswagen e Rivian já trabalham no novo Golf elétrico

O novo Volkswagen Golf elétrico já está sendo desenvolvido em parceria com a Rivian. Ele terá nova plataforma e virá mais para frente

Volkswagen e-Golf branco, visto de frente e com prédios ao fundo
Volkswagen e-Golf [Divulgação]

Mesmo que a demanda por carros elétricos já não esteja mais em alta, as montadoras seguem pensando em novos lançamentos. A Volkswagen está trabalhando no novo Golf elétrico e ele chegará com diversas novidades ao mercado. Surpreendentemente, o hatch médio ecológico está sendo desenvolvido em parceria com a Rivian, nova parceira da Volkswagen.


Leia mais:


O que acontece é que ambas montadoras anunciaram recentemente a criação de uma joint-venture. A parceria foi fruto de um investimento de US$ 5,8 bilhões. Aliás, ela renderá nova arquitetura para carros elétricos e novos softwares para equipar esses modelos. Por isso, podemos esperar que o novo Golf elétrico Mk9 conte com a futura SSP.

Essa plataforma foi batizada de Scalable Systems Platform. Porém, somente o novo Volkswagen Golf Mk9 elétrico é que contará com esta arquitetura. O atual modelo a combustão deverá viver até 2035. Em entrevista com a equipe do Automotive News, Thomas Schäfer, chefe da marca, pontuou novidades sobre esta parceria.

Volkswagen e-Golf branco, visto de frente e com casa ao fundo
Volkswagen e-Golf [Divulgação]

É bom esperar sentado

De acordo com ele, a Volkswagen precisa da ajuda da Rivian para desenvolver carros elétricos com novas tecnologias. Além disso, eles buscam ter novos softwares embutidos, por isso a parceria é essencial. Para finalizar, Thomas contou que queria que a união estreasse a jornada com um produto icônico. Então, eles começaram a desenhar o novo Golf elétrico.

Contudo, o novo Volkswagen Golf elétrico não virá tão cedo. Podemos esperar que ele seja anunciado apenas em meados de 2029. Até lá, o atual hatch elétrico ID.3 pode ser considerado como uma opção. Vale pontuar que o ID.3 passará por mudanças em 2026, incluindo novo visual e mais botões físicos na cabine. Além de mais qualidade no interior.

Ainda nesse sentido, há a expectativa de que ele possa trazer novidades mecânicas. Mas, para evitar confronto direto, a Volkswagen vai planejar mudanças em seu portfólio. Isso acontecerá a fim de evitar o fim de linha para o ID.3 reestilizado quando o Golf elétrico chegar.

Por fim, Thomas explicou que o novo Volkswagen Golf elétrico não será o único carro eletrificado com a Rivian. Modelos da Audi e da Porsche também terão partes pensadas pela marca focada em carros elétricos, com chegada já em 2027. Todavia, ainda não se sabe se essas novidades elétricas virão ao Brasil tão cedo.

O que você achou dessa novidade? Conte nos comentários