A Volkswagen Amarok reestilizada foi lançada oficialmente na Argentina nesta semana e deve ser apresentada em breve no Brasil. No entanto, vale sempre lembrar, que se trata de uma reestilização mais profunda do modelo original e que está em linha desde 2010.
E já existe uma segunda geração da caminhonete, que é vendida na Europa e alguns outros mercados. Essa nova geração da Amarok divide o projeto com a Ford Ranger atual, utilizando a mesma plataforma. Entretanto, a marca alemã optou por não trazer o novo modelo para a América do Sul, e mais detalhes sobre esta decisão foram reveladas nesta semana.
Segundo o site Motor1, o gerente de planejamento de produto e vendas da Volkswagen Argentina, Francesco Pecchia, a Amarok reestilizada pode ser melhor que a nova geração em alguns aspectos. De acordo com o executivo, a plataforma original da caminhonete é muito mais robusta, oferece mais conforto e está configurada de acordo com o gosto dos clientes da fabricante.
VW Amarok atual melhor do que a nova
Ainda de acordo com Pecchia, a Amarok de primeira geração tem um melhor nível de conforto de condução, comportamento dinâmico e desempenho off-road. Pelas afirmações do executivo, a segunda geração da VW Amarok não estaria neste mesmo nível, e que partiu da Volkswagen Argentina a decisão de não optar pelo projeto global de produção da segunda geração da caminhonete.
Pecchia diz que essa opção foi para não perder o desenvolvimento de 14 anos do modelo atual e seguir trabalhando no veículo. Dessa forma, é possível seguir trabalhando em um projeto da divisão argentina da marca, sem nenhuma interferência. Ainda de acordo com Pecchia, o segmento de picapes médias é bem mais relevante na Argentina do que em outros mercados do exterior, por isso é mais importante ter um produto adequado às exigências do mercado de lá.
Na Argentina, a VW Amarok reestilizada vai utilizar os motores 2.0 turbo diesel, com 140 cv e 34,7 kgfm de torque, 2.0 biturbo diesel de 180 cv e 42,8 kgfm de torque, e 3.0 V6 turbo diesel de 258 cv e 59,1 kgfm. No Brasil, somente o motor V6 deve ser oferecido.
Concorda que a VW Amarok atual pode ser melhor do que nova geração? Deixe nos comentários a sua opinião.