Mesmo que a demanda por carros elétricos tenha diminuído consideravelmente, as montadoras ainda desenham planos para eles. A Volkswagen segue firme e forte no desenvolvimento de um modelo movido a eletricidade e que seja da família GTI, aquela conhecida pelo desempenho apimentado. Agora, um dos executivos da marca trouxe novos e mais animadores detalhes acerca dessa novidade.
Thomas Schäfer conversou recentemente com a equipe do portal Motor1.Com da Itália e deu mais informações deste futuro lançamento. Ele será o primeiro modelo GTI fabricado pela montadora a não ter um motor a combustão. Thomas pontuou que o chassi e suspensão do elétrico estarão em um nível superior se comparados com os dos carros GTI atuais movidos a gasolina.
Um dos principais pilares do futuro Volkswagen GTI elétrico é que ele seja não apenas um veículo voltado ao desempenho chamativo, mas também seja ainda mais atrativo na hora de conduzir. Para quem é apaixonado pelo ronco do motor, Thomas contou que não precisa ficar triste, já que mesmo sendo elétrico, o futuro esportivo terá o recurso GTI e-sound.
Chegada cada dia mais perto
Ele será um ruído artificial, só que vai agitar os alto-falantes do modelo. Uma coisa importante ressaltada por Schäfer é que o futuro ID GTI teve um conceito apresentado em 2023 e como era baseado no hatch ID.2all, provavelmente o apimentado será um carro compacto, com o tamanho próximo do Polo, contou o portal Motor1 dos Estados Unidos.
Os executivos da Volkswagen pretendem iniciar a produção em larga escala do ID GTI para o mercado europeu em meados de 2026 e pouco tempo depois ele deverá desembarcar nos Estados Unidos. Com essa data em mente, dá para descartar que se trate de um Golf GTI elétrico, já que a atual geração dele e tem motor a combustão, deve ficar vivo até cerca de 2035.
No quesito design, Thomas afirmou que os futuros modelos GTI movidos a eletricidade teriam o espírito dos modelos a gasolina e mais um desenho icônico. No conceito já revelado, o modelo chamava atenção pelas amplas rodas, linhas encorpadas, uma espécie de entrada de ar com ar agressivo na dianteira, spoiler traseiro e mais destaques.
Questionado acerca dos futuros carros elétricos da Volkswagen, Schäfer disse que sua equipe projeta que as vendas deste tipo de carro, somente da sua empresa, atinjam cerca de 80% de público na Europa até 2030. É um número que chama atenção, pois o Grupo Volkswagen que cuidada de marcas como Audi e Porsche, já revelaram esses dados e eles não eram tão otimistas assim. Tanto é que ambas fabricantes voltaram atrás e admitiram que os veículos movidos a gasolina vão viver mais um pouco.
O que será que a Volkswagen está planejando com este modelo elétrico e esportivo? Conte nos comentários