Mais um elétrico barato vindo aí

Volkswagen confirma início da produção do ID.2 para 2025

A Volkswagen está animada com o resultado da versão de produção do hatch elétrico ID.2 e ele será revelado ao público logo mais

ID.2all
Volkswagen ID.2all [Divulgação]

Para aumentar a oferta de carros elétricos, ainda em 2024, o público vai conhecer de perto o novo Volkswagen ID.2. A montadora alemã afirmou que ele terá sua produção iniciada em 2025 e promete acirrar a disputa na categoria de hatches compactos elétricos e atazanar a vida do Peugeot e-208 e mais rivais.

O futuro ID.2 terá visual parecido com o conceito do ID.2all. Ele será o primeiro modelo elétrico da fabricante a utilizar a plataforma MEB Entry e o desenho exterior quer remeter à modelos icônicos da marca como Fusca, Polo e Golf. Mesmo em se tratando de um hatch mais acessível, ele terá 4,05 m de comprimento. Número próximo do Polo vendido no Brasil.

Dessa forma, o futuro Volkswagen ID.2 quer oferecer amplo espaço interno e porta-malas de 490 litros como armas para enfrentar seus rivais. Sua arquitetura ainda servirá de base para futuros carros da Cupra, Skoda e até um SUV da Volkswagen que terá inspiração nos modelos T-Cross e T-Roc. Em um médio prazo de tempo, o ID.2 terá um irmão SUV elétrico.

Volkswagen ID.2all [divulgação]
Volkswagen ID.2all [divulgação]

Otimismo em primeiro lugar

O chefe de design da marca alemã, Andreas Mindt, revelou que a versão de produção do ID.2 ficou ainda melhor do que o conceito. E foi justamente isso que deu um ânimo para bater o martelo em relação à produção do compacto. Com o intuito de agradar os clientes apressadinhos, o hatch também terá uma versão GTI. Só que, sua estreia está prevista para 2026.

Já que o Volkswagen ID.2 vai usar a plataforma MEB Entry, seu motor elétrico será instalado na parte da frente. No conceito ID.2all, o propulsor entregava 223 cv e a tração era dianteira. Ele terá versões com baterias de capacidade de 38 kWh ou 56 kWh.

Volkswagen ID.2all [divulgação]
Volkswagen ID.2all [divulgação]

As de 38 kWh usam células prismáticas de fosfato de ferro e lítio, mas a de 56 kWh não teve os componentes revelados. Contudo, com mais capacidade, o tempo de recarga de 10% até 80% é feito em 20 minutos e a taxa de carregamento suportada é de até 125 kW. A autonomia da bateria maior é de 450 km.

No interior, o Volkswagen ID.2 virá trazendo soluções para as atuais polêmicas que a marca enfrenta. Ela tinha adotado diversos botões sensíveis ao toque e isso incomodou o público. Para acalmá-los, o futuro hatch elétrico virá com diversos botões físicos espalhados pela cabine.

Volkswagen ID.2all [divulgação]
Volkswagen ID.2all [divulgação]

Seu acabamento terá uma revisão detalhada. Assim, ele terá menos uso de plástico duro e mais materiais e usará revestimentos que priorizem a sustentabilidade. Para homenagear carros da marca, segundo o portal Autocar, o ID.2 terá no painel de instrumentos um modo de personalização que apresenta os mostradores parecidos com os utilizados pelo Golf antigo.

A produção do Volkswagen ID.2 foi confirmada mesmo após as regras do programa de emissão de poluentes Euro7 ter deixado de ser tão rígido. Ele virá equipado com diversos recursos de condução semiautônoma e terá até teto solar panorâmico.

Volkswagen ID.2all [divulgação]
Volkswagen ID.2all [divulgação]

O hatch compacto faz parte dos próximos 10 lançamentos de carros elétricos da linha ID da fabricante que serão revelados até 2026. A estimativa é que seu preço fique nos arredores de 25 mil euros, ou cerca de, R$ 144 mil. A fabricante ainda não revelou se ele virá ao Brasil.

Gosta dos carros elétricos da linha ID da Volkswagen? Conte nos comentários


>> Volvo inicia a mudança da linha de produção do EX30 e do EX90

>> Os 5 carros clonados na China mais bizarros de todos os tempos

>> 5 caminhonetes com caçambas volumosas