
Globalmente, o Polo assumiu o posto de carro de entrada da Volkswagen desde que up! e Gol morreram. Mas agora a marca planeja voltar a atacar a porta de entrada com outro modelo, dessa vez totalmente elétrico e com mira certeira apontada para o BYD Dolphin e para o GWM Ora 03. Ainda como conceito, esse é o VW ID.Every1.
Como o próprio nome diz, o novo hatch elétrico será chamado de ID.1, mas o batismo faz uma brincadeira Every One, ou seja, todo mundo. Pensado para ser o novo carro do povo, mais ou menos como o Volkswagen Tera será para o Brasil, o novo hatch compacto elétrico é uma evolução do up! para brigar contra os chineses.
Jeitinho de Volkswagen up!
A frente bem reta traz faróis conectados por uma barra preta. A luz interna arredondada tem desenho igual aos refletores do up!, enquanto o para-choque forma um sorriso através dos vincos. No up!, esse sorriso era marcado pelas aberturas de ar. O formato geral da carroceria é muito parecido entre os dois modelos, mas o ID.Every1 é mais musculoso e quadrado.

Na traseira, a referência ao up! fica ainda mais clara por conta da tampa do porta-malas ser parcialmente de vidro. As lanternas imitam o desenho dos faróis, enquanto os vincos do para-choque dianteiro. Por dentro, o visual é limpo e uma enorme tela flutuante ao meio traz uma vibe bem BYD.
Menor que o Polo e que o Dolphin
Segundo a Volkswagen, o ID.Every1 tem 3,88 m de comprimento, o tornando um carro com porte intermediário entre o up! e o Polo, mas substancialmente menor que o BYD Dolphin e que o GWM Ora 03. Aliás, o porte está mais para Dolphin Mini. Só que a diferença está no porta-malas: 305 litros, ou seja, 5 litros a mais que o Polo.

Na parte mecânica ele conta com motor elétrico na dianteira, sendo uma mudança drástica frente a todos os outros carros elétricos da VW. Afinal, todos os MEB até agora usam tração traseira. O motor entrega 95 cv e a velocidade máxima é limitada a apenas 130 km/h. Segundo a marca, a autonomia é de 250 km, o que é pouco.
A produção do Volkswagen ID.1 começa em 2027. Até lá, tanto o BYD Dolphin quanto o GWM Ora 03 já terão mudado de visual e, inclusive, terão versões híbridas. Não há confirmação se o sucessor elétrico do up! será vendido no Brasil.




Você acha que o ID.1 vai fazer sucesso contra o BYD Dolphin? Conte nos comentários.