Lançada como um projeto individual da Volkswagen, a Amarok ganhará uma nova parente em breve: a Ford Ranger. Parte do acordo assinado por Volks e Ford para desenvolvimento de carros elétricos e veículos comerciais, as novas gerações das picapes médias nascerão de um embrião comum.
Antes de ser revelada oficialmente, no entanto, a Volkswagen antecipou mais uma vez o visual da nova geração em teaser. Agora com menos cara de conceito, o teaser da nova Amarok é visto quase em sua forma final.
Aparentemente o único componente visual que ela compartilhará com a Ranger será o retrovisor. Visto que cada picape terá seu desenvolvimento tocado independentemente a partir de um estágio mais avançado do projeto. Ou seja, nada de Ford Verona e Volkswagen Apollo parte II.
Confira abaixo o teste com a atual geração da Volkswagen Amarok com motor V6:
O design passou por um processo de evolução, tal qual ocorre com o Porsche 911 e o Volkswagen Golf a cada nova geração. Ou seja, a nova geração ainda tem cara de Amarok. Prova disso é a dianteira com faróis retangulares integrados visualmente à grade frontal.
Fuga dos padrões Volks
Por falar na grade, diferentemente de outros Volkswagen, ela tem prolongamento de plástico na parte central e que se espicha até o fim do para-choque. Ele se integra a um falso quebra-mato cinza de aparência robusta.
Nas laterais, as caixas de roda são marcadas por fortes vincos e são volumosas, tal qual no SUV grande Atlas. Uma linha de caráter que nasce nos faróis desenha os vidros latearias e da força visual à picape.
Pouco se sabe ainda sobre a motorização da nova Amarok. Ela deverá deixar de usar motores de origem Volkswagen e passar a usar o powertrain da Ford Ranger. Contudo, para os fãs da versão V6, fiquem tranquilos: a Ford tem planos de instalar um motor diesel de seis cilindros na Ranger e que, consequentemente, será usado pela nova Amarok.
A única dúvida que resta é se ela será ou não produzida na Argentina. Atualmente apenas a fábrica de Silverton, África do Sul, tem confirmada a produção das novas picapes. Contudo, coincidentemente, Amarok e Ranger são fabricadas na mesma planta na Argentina, separada apenas por um muro. O que aumenta as chances dela ser feita por aqui.
>>Novo Peugeot 308 promete ser o pior pesadelo do Volkswagen Golf
>>Volkswagen suspende produção no Brasil por causa do Covid-19