.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Afinal, bateria de carro fica viciada?

Vida útil: quanto tempo dura a bateria do carro elétrico? 

O tempo de duração das baterias ou vida útil, é um dos fatores que mais causa insegurança em quem pensa em comprar um carro elétrico

carregadores - Qual a vida útil da bateria de um carro elétrico?
Carregador comercial para carros elétricos [Divulgação]

Os carros elétricos são relativamente novos no nosso mercado e apesar de serem cada vez mais aceitos pelos consumidores ainda despertam algumas inseguranças, principalmente em quem não tem certeza se deve dar uma chance aos EVs. Uma delas é justamente a durabilidade das baterias.  

O primeiro carro elétrico de produção vendido no Brasil foi o Renault Zoe, em 2018. Ou, seja, não tem sequer oito anos, que é o período de garantia das baterias oferecido pela maioria das fabricantes. A vida útil de um carro a combustão é de décadas, mas e a de um carro elétrico?  

Os carros elétricos ainda são uma novidade para os brasileiros, mas em alguns lugares do mundo eles têm longos anos de estrada e muito kms rodados. Porém, a dúvida sobre as baterias não é exclusivamente nossa, tanto que o site Autocar fez um estudo bem a interessante para responder qual a vida útil das baterias de um carro elétrico, confira todos os detalhes abaixo.

Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico  - vida útil
BYD Dolphin [Auto+]

Quanto tempo dura as baterias de um carro elétrico? 

Se consideramos a vida útil das baterias dos nossos laptops, smartphones ou tablets certamente não compraríamos um carro elétrico, pois sabemos que ela tem prazo de validade e que com muita sorte duraria ao menos uma década. Porém, a boa notícia é que as baterias de um carro elétrico são bem diferentes dos nossos aparelhos eletrônicos.  

Isso não quer dizer que as baterias de carros elétricos não se degradam com o tempo, mas que elas provavelmente não ficarão viciadas tão rapidamente quanto os nossos celulares. Pois, elas foram feitas para durar tanto quanto o resto do carro. De acordo com o Autocar, as células da bateria devem ter ao menos 70% da capacidade depois de 300 km rodados.  

Tesla Model S Plaid [divulgação]
Tesla Model S Plaid [divulgação]

Seja a combustão ou a eletricidade, um carro com 480.000 km rodados já está fazendo hora extra e é realmente elogiável quando eles chegam a essa marca. O site usou como exemplo alguns táxis Tesla Model S com que operam no aeroporto de Gatwick, em Londres. Surpreendentemente, eles acumulavam mais de 500.000 km rodados ao longo de três anos e a saúde das baterias ainda estava em 82%.  

A própria Tesla afirma que suas baterias duram entre 480.000 e 800.000 km. Isso quer dizer que um Tesla Model 3 Long Range com de 7000 km pelo ciclo WLTP, pode ter entre 700 e 1.500 ciclos de carregamento durante a sua vida.  

Como aumentar a vida útil das baterias? 

Tesla Model 3 de frente vermelho em um fundo vermelho
Tesla Model 3 [divulgação]

A boa notícia é que degradação das baterias tende a ser cada vez menor com os avanços tecnológicos. O site aponta o ciclo de uso e carregamento como os principais fatores para queda na eficiência e relembra que é por isso que as fabricantes recomendam o carregamento até 80%, pois a partir daqui elas aquecem mais e afetam a química das células.

Além disso, também é importante nunca deixar as baterias chegarem a zero. O ideal mesmo, é nunca ter menos do que 10% de bateria, até para não precisar rebocar o seu carro. Outro fator que merece atenção é o carregamento rápido, que também é um agente agressor para as baterias que canalizam muita energia elétrica em um período muito curto.  

A apuração feita pela Autocar também alerta que carros elétricos em países sofre menos desgastes em países frios, do que em países quentes. Essa já não é uma notícia tão boa para nós. Mas no geral, as baterias de carros elétricos tendem a durar um bom tempo, pelo menos as da Tesla.  

Ficou mais animado para comprar um carro elétrico agora que você tem uma ideia de quanto tempo duram as baterias? Conte para nós nos comentários.