Que as marcas chinesas invadiram os mercados globais não é novidade para ninguém. A BYD, pela primeira vez na sua história, foi o sexto maior fabricante do mundo no terceiro trimestre deste ano, com vendas maiores do que a Ford.
Além disso, as vendas da BYD podem ultrapassar a marca do oval azul durante todo o ano de 2024. Entre julho e setembro, a marca chinesa acumulou 1,13 milhão de carros vendidos, o que representou um crescimento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado. Aliás, durante o terceiro trimestre, a BYD registrou uma receita de 201 bilhões de yuans, o equivalente a US$ 27,6 bilhões, superando a Tesla (US$ 25,2 bilhões).
Do outro lado do ringue, a Ford comercializou cerca de 40.000 unidades a menos e passou da sexta para a sétima posição. E a BYD não é a única fabricante chinesa que tem sido uma pedra no sapato das marcas generalistas.
A Geely obteve um aumento de 14% no terceiro trimestre deste ano, entregando 820.000 veículos. Esse resultado a colocou à frente da Nissan e atrás da Honda, que está na nona posição. Já a Chery totalizou 550.000 unidades, subindo para a 12ª posição.
Vendas de outras marcas em baixa
De acordo com o relatório da Nikkei Asia, as vendas de outros fabricantes do Japão, Europa e Estados Unidos caíram no último trimestre de 2024. Um exemplo é a Toyota, que perdeu 4% (2,73 milhões), enquanto o Grupo Volkswagen registrou uma queda de 7% (2,14 milhões).
O Hyundai Motor Group se manteve na terceira posição, mesmo com a retração de 3% nas vendas (1,77 milhão). O pior cenário foi para a gigante Stellantis, que despencou 20% (1,14 milhão).
O que você acha dos carros da BYD? Compraria um carro da marca? Escreva a sua opinião nos comentários!