
Apresentado como conceito no ano passado, o SUV Citroën C5 Aircross de segunda geração será lançado em versão final ainda em 2025. Com chances remotas de ser vendido no Brasil, o modelo pode ser descrito como o fruto de um relacionamento proibido entre um C3 Aircross e um Jeep Commander, ainda que a plataforma seja a do Peugeot 3008 e 5008.
Feito sobre a plataforma STLA Medium, o Citroën C5 Aircross 2026 terá 4,65 m de comprimento, tornando o novo SUV 15 cm mais longo que o modelo de geração anterior. Comparando ao nosso C3 Aircross, o novo SUV é 13 cm mais longo. Já contra o Commander, o Citroën é 11 cm mais curto.
Por conta da plataforma, o novo C5 Aircross terá todo o tipo de motorização disponível no portfólio europeu da Stellantis. Teremos versões 1.2 PureTech três cilindros turbo semi-híbridas, 1.6 THP quatro cilindros turbo PHEV (híbrida plug-in), além de versões elétricas com tração dianteira ou integral. A mais potente deve contar com 325 cv.

Um tom abaixo
Comparado ao conceito apresentado em 2024, o Citroën C5 Aircross chama atenção pelas rodas pequenas demais para o porte do SUV. Ele ficou parecendo grande demais e pesado, mesmo sendo menor que o Jeep Commander. O capô também ficou excessivamente longo para um carro que terá motores pequenos.
A frente do novo SUV adota a atual linguagem visual da Citroën que ainda não foi empregada no Brasil. Os faróis têm desenho em C, sendo a parte inferior separada. Além disso, são ligados por uma barra preta com o novo logotipo oval da Citroën. O para-choque tem entradas de ar conectadas formando um sorriso, como revelam as imagens vazadas pelo Carscoops.


Já na traseira, o C5 Aircross apresenta lanternas em Y, interligadas por uma barra preta. O para-choque tem saídas de escapamento falsas, enquanto a placa agora fica na parte inferior. Imagens do interior ainda não foram reveladas, mas o SUV de sete lugares da Citroën terá acabamento mais simples que o Jeep Commander e que o Peugeot 5008.
Você acha que o Citroën C5 Aircross faria sucesso no Brasil? Conte nos comentários.