A chamada Geração Z inclui as pessoas nascidas entre 1997 e 2012, e o Savannah College of Art and Design (SCAD), Geórgia, nos Estados Unidos, criou dois conceitos voltados para esse grupo. O primeiro é um conversível, com traços que evocam o McLaren Elva, e o outro é um utilitário esportivo sem portas para uso fora de estrada.
Os estudos são chamados de Aether e Tyr, ambos EVs funcionais e focados na Geração Z, sendo construídos seguindo rígidas normas e sob supervisão de professores. Eles são uma alternativa para tentar resgatar o prazer de dirigir, afinal, de acordo com um estudo da universidade, cerca de 75% dos jovens não estão interessados em tirar a carteira de motorista. Quem sabe ele não repensem essa atitude, não é mesmo?
O Aether revela um design que evoca o McLaren Elva, ao mesmo tempo que presta homenagem aos clássicos Porsche 917 e Ferrari 312. Com uma carroceria conversível, mostra uma posição de dirigir mais centralizada, e a porção traseira aberta deixa à mostra os componentes mecânicos deste carro voltado para a Geração Z.
Inteiramente impresso em 3D, o Aether utiliza um modelo de inteligência artificial que faz companhia ao condutor e seleciona a música mais adequada de acordo com o estilo de condução do motorista. Os dados de motor e de desempenho não foram divulgados pela SCAD (Savannah College of Art and Design).
Por outro lado, o conceito Tyr foi construído pelos estudantes do campus do SCAD em Atlanta (Estados Unidos), com materiais sustentáveis, seguindo a premissa da Geração Z de buscar eficiência energética e também reduzir o impacto ambiental, além de abordar questões tecnológicas.
Aliás, os dois projetos nasceram de premissas vindas do mundo da moda e da ficção científica, como controlar o carro com rastreamento ocular ou gestos com as mãos.
Você acredita que esse tipo de conceito pode um dia ganhar as ruas ou que um grande fabricante se interessaria? Deixe sua opinião nos comentários!