A polêmica taxa segue no auge

UE pode diminuir taxa de carros da VW e BMW feitos na China

A União Europeia está considerando reduzir a tarifa de carros eletrificados da Volkswagen e da BMW que são fabricados na China

[Mini Cooper S / Divulgação]
[Mini Cooper S / Divulgação]

Os carros eletrificados chineses e importados para diversos mercados estão no olho do furacão nos últimos tempos. Governos estão preocupados com o alto nível de chegada deles e já criaram taxas que aumentaram os seus valores finais. Contudo, a União Europeia pode tirar esse acréscimo de carros da Volkswagen e da BMW que chegam importados da China.

O portal internacional Automotive News conseguiu entrevistar de forma anônima duas fontes cientes deste novo tópico. Segundo elas, o governo europeu já sinalizou o interesse em diminuir ao máximo o valor do imposto cobrado em cima dos carros produzidos pelas duas montadoras em solo chinês e que é importado para a Europa.

A ideia proposta pelos governantes é que os modelos da Volkswagen e BMW tivessem uma tarifa fixada em 20,8%, o que é um belo desconto ante os valores cobrados de outras fabricantes como MG, GWM, Volvo e BYD. Antes de anunciar a aplicação deste alto valor, o governo de Bruxelas, capital da Bélgica, fez uma análise criteriosa e não avaliou os Cupra Tavascan e o Mini Cooper elétrico, fabricados na China.

Cupra Tavascan [divulgação]
Cupra Tavascan [divulgação]

Será quem vem aí uma novidade?

Já que eles não foram analisados antes da aplicação do imposto, foram obrigados a receber essa taxa de qualquer forma. Agora, se essa redução no valor for realmente confirmada, mais um governo europeu deixará de temer as retaliações que os políticos chineses já planejaram e até revelaram publicamente. A Alemanha já estava em negociações com os chineses, pois teme ter problemas futuros.

O que acontece é que os alemães também fabricam automóveis de diversas marcas como as próprias Volkswagen e BMW e exportam para a China. Para se ter uma ideia da gravidade dessa história, a Tesla pediu para ter sua própria tarifa imposta sobre os carros que envia do território chinês para o europeu e assim evitar uma dor de cabeça. Porém, a decisão ainda não foi confirmada.

Tesla Model X [divulgação]
Tesla Model X [divulgação]

Para finalizar, a equipe do site afirmou que a fabricante dona do SUV compacto T-Cross preferiu não expor seu ponto de vista sobre este tema e a montadora que produz os SUVs X2 e iX2 não respondeu de forma imediata os devidos questionamentos.

O que você acha dessa história? Será que tudo vai acabar em pizza ou não? Conte nos comentários