.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Será que essa moda pega no Brasil?

Tuk-tuk elétrico é nova aposta da Hyundai para o mercado

Hyundai prepara tuk-tuk elétrico para mercado indiano e estuda uma versão para ser vendida mundialmente. Será que essa moda pega?

Imagem mostra tuk-tuks elétricos da Hyundai
Tuk-tuks elétricos da Hyundai [divulgação] | Imagem de divulgação

Hyundai prepara tuk-tuk elétrico de três e quatro rodas. O primeiro será construído na Índia e o segundo pode ser destinado ao mercado global. A fabricante não deu detalhes sobre a motorização dos modelos. Mas estuda usar materiais internos resistentes à água e tintas redutoras de calor.  

O tradicional tuk-tuk pode passar por uma reinvenção interessante graças à Hyundai. A fabricante coreana anunciou uma parceria com a TVS Motor Company na Índia, que contribuirá diretamente na produção dos novos tuk-tuks. Inclusive, a Hyundai já revelou algumas versões conceito. Por enquanto eles ainda não foram para produção. Mas está nos planos da marca.  

Dos conceitos apresentados o que está fazendo mais sucesso é o Electric Three-Wheeler Concept. Ele tem um visual retrô, mas ao mesmo tempo moderno. Só que a cereja do bolo não é o design e sim a sua funcionalidade. Ele tem um sistema de carroceria ajustável, muito útil em dias de chuva mais intensa.  

Imagem mostra tuk-tuks elétricos da Hyundai com fundo pink
Tuk-tuks da Hyundai [divulgação]

Na dianteira há um para-brisa diagonal e pequenos faróis de LED. As rodas também são maiores do que as de um típico tuk-tuk e conta também com gancho de reboque. Além disso, a Hyundai está estudando materiais resistentes à água para as superfícies internas e uma tinta preta redutora de calor para o teto. No interior se destaca uma tela que pode ser personalizada, um cluster e um suporte de celular.  

O tuk-tuk da Hyundai também se diferencia por ter quatro rodas, quatro portas e um segundo assento dianteiro. Mas é o triciclo é o que está mais próximo de ir para a linha de produção. A marca não deu detalhes sobre valores ou expectativas do lançamento oficial.  

Por que a Hyundai está investindo em tuk-tuks? 

“A Hyundai Motor é uma marca centrada no cliente, e cuidar das pessoas na Índia é nossa primeira missão”, afirmou SangYup Lee, vice-presidente executivo da Hyundai e Genesis Global Design, e completou: “Esse compromisso nos levou a explorar o design de soluções de micromobilidade adaptadas ao ambiente único da Índia, reimaginando o icônico triciclo para aprimorar as experiências de mobilidade por meio de um design bem pensado”. 

O que você achou dos tuk-tuks da Hyundai? Conte para nós comentários.