O novo flagra Toyota Yaris Cross só aumenta as expectativas para um dos lançamentos mais importantes de 2025. Afinal, estamos falando do SUV mais barato da Toyota. O modelo deve ter as primeiras unidades produzidas ainda em dezembro e a previsão é que a sua estreia aconteça nos primeiros meses do ano que vem.
As últimas imagens do Toyota Yaris Cross são do Guilherme Maia, dono do perfil no Instagram BF///MS. Nas fotos é possível notar que o SUV da Toyota aparece com camuflagens mais leves, revelando os faróis de LED e suas semelhanças com o irmão maior Corolla Cross. Mais que isso, no flagra é possível identificar que terá o mesmo visual do modelo asiático.
O novo Toyota Yaris Cross será produzido na fábrica de Sorocaba, enquanto a motorização será feita na fábrica de Porto Feliz, ambas em São Paulo. Para produzir o SUV no Brasil a Toyota está investindo R$ 1,63 bilhão. Quanto as versões, podemos esperar ao menos uma com motor híbrido flex.
Inclusive, o SUV da fabricante japonesa estreou na Ásia em maio. O modelo tem dimensões bem próximas ao Hyundai Creta. O Yaris Cross tem 4.310 mm de comprimento, 2.620 mm de entre eixos, 1.770 mm de largura e 1.615 mm de altura. Ele usa a plataforma DNGA voltada a carros mais baratos desenvolvidos pela Daihatsu. Trata-se de uma versão simplificada da plataforma TNGA do Corolla e Corolla Cross.
Motor, lista de equipamentos e preços do novo Toyota Yaris Cross
No continente asiático, as versões a combustão são equipadas com o motor 1.5 flex de 105 cv e 14,3 kgfm de torque com gasolina. Já a versão híbrida combina o motor 1.5 de ciclo Atkinson de 91 cv e 12,3 kgfm de torque a motor elétrico de tração de 80 cv e 14,4 kgfm de torque. A potência combinada é de 111 cv e o mesmo torque do motor elétrico.
No entanto, quando falamos do Toyota Yaris Cross não é seu desempenho que se destaca, mas seu consumo que chega a 30 km/litro. Se ele usar a mesma combinação por aqui, será o SUV mais econômico à venda no Brasil.
Assim como no modelo vendido na Tailândia, podemos esperar a versão mais completa com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de segurança pré-colisão frontal (PCS), assistência de permanência de Faixa (LTA), alerta de mudança de faixa (LDA) e faróis altos automáticos (AHB).
Agora que já sabemos tudo isso sobre o Yaris Cross, a pergunta que não quer calar é: qual será o preço? O que se sabe é que ele será o SUV mais barato da Toyota, mas será que a fabricante japonesa o oferecerá por um valor mais competitivo que o dos rivais ou adotará a estratégia de cobrar um pouco mais pela reputação da marca?
Quanto você acha que Toyota Yaris Cross vai custar? Conte para nós nos comentários.