Toyota e elétricos, um caso

Toyota vai lançar carros elétricos com tecnologia igual a da JAC

bZ4X [divulgação]
bZ4X [divulgação]

Ainda que seja uma marca completamente descrente sobre a virada totalmente elétrica, a Toyota se viu forçada a investir em carros elétricos. Só que, para recuperar o tempo perdido, a montadora japonesa fará o uso de baterias de estado sólido, algo que, até o momento, somente a JAC usa em uma versão específica do E-JS1.

Indiscretamente, o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão revelou, através de uma validação, que os planos da Toyota de usar baterias de estado sólido são verdadeiramente concretos. A ideia é começar a vender alguns carros com esse tipo de tecnologia em 2026, mas ainda de maneira experimental.

A produção será ampliada em 2027 e 2028, atingindo sua massificação em 2030. A própria Toyota já fala há tempos sobre a tecnologia, que ela acredita ser a melhor para tornar os carros elétricos mais utilizáveis. Entretanto, não é segredo para ninguém, que a marca japonesa prefere os carros híbridos.

sedã elétrico Toyota
Toyota bZ3 [Divulgação]

Essas baterias, junto a carregadores ultra-potentes, prometem carregamento em apenas 10 minutos, mesmo se estiverem zeradas. A ideia é que a autonomia chegue aos 1.000 km com uma carga no ciclo WLTP na primeira geração de baterias de estado sólido da Toyota. Contudo, a marca quer atingir 750 milhas, equivalente a 1.200 km, na segunda geração.

Híbrido pode ser a solução

Entretanto, a Toyota tem enfrentado barreiras quanto ao custo muito alto desse tipo de bateria. Uma maneira que a marca pode ter encontrado para viabilizar sua utilização e produção em massa para baixar custos é usar em um carro híbrido plug-in. Assim, teríamos uma bateria menor e mais barata sendo usada até que o custo baixe para usar em um elétrico.

Toyota bZ Compact SUV Concept [divulgação]

Vale lembrar que na China e até no Brasil marcas como BYD, GWM e Chery já têm diversos carros PHEV que tranquilamente passam de 1.000 km com um tanque. Entretanto, as marcas estão chegando a modelos com 2.000 km com carga e baterias completos. E é lá que a Toyota também pode mirar. 

Você acha que a Toyota vai investir de verdade em carros elétricos ou vai apostar mais nos híbridos? Conte nos comentários.